URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Papa ora para padroeira de Cuba e pede que reúna seu povo disperso pelo mundo

22 set 2015 - 01h17

O papa Francisco chegou nesta segunda-feira a Santiago, terceira e última etapa de sua viagem a Cuba, onde compareceu ao Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre para orar diante da padroeira do país e lhe pedir, como "mãe da reconciliação", que reúna seu povo "disperso pelo mundo".

Quase três horas depois de aterrissar em Santiago procedente de Holguín, o pontífice visitou a basílica menor do Santuário para uma oração diante da imagem da Nossa Senhora da Caridade, um momento de recolhimento em que não participaram fiéis e no qual esteve acompanhado por 12 bispos cubanos, o cardeal Jaime Ortega e o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

Publicidade

Primeiro de pé e depois sentado, Francisco rezou diante de Nossa Senhora durante aproximadamente 15 minutos e pronunciou, em voz alta, duas orações, uma delas a de São João Paulo II, ao coroar a imagem de Nossa Senhora da Caridade.

"Faça da nação cubana um lar de irmãos e irmãs para que este povo abra de par em par sua mente, seu coração e sua vida a Cristo", leu o pontífice.

Ao finalizar a oração, um coral de crianças cantou para Francisco uma versão de "Yo vengo a ofrecer mi corazón", do cantor argentino Fito Páez.

A visita ao Santuário do Cobre - "o coração espiritual de Cuba", segundo o Vaticano - foi um evento obrigatório para os três papas que estiveram na ilha: João Paulo II (1998), Bento XVI (2012) e agora Francisco.

Publicidade

Nossa Senhora da Caridade, ou "Cachita", como é popularmente chamada, transcende à significação religiosa e é considerada como um símbolo da identidade nacional dos cubanos. Também conhecida como "Virgem Mambisa", a santa era venerada pelos os independentistas durante sua revolta contra a colônia espanhola.

O Santuário do Cobre é atualmente o maior centro de peregrinação de Cuba e atrai um grande número de visitantes, principalmente no dia 8 de setembro, dia de Nossa Senhora da Caridade.

A origem da devoção à Virgem remonta a 1606, quando três pescadores - dois índios, Juan e Rodrigo de Hoyos, e um escravo negro, Juan Moreno - encontraram uma imagem de madeira que flutuava nas águas da baía de Nipe, no nordeste do país.

A pequena estátua tinha a inscrição "Sou Nossa Senhora da Caridade". Depois, a imagem foi levada à mina do Cobre, onde em 1684 foi erguido o primeiro santuário.

Publicidade

Antes de sua oração no Santuário do Cobre, Francisco se reuniu com os bispos cubanos no seminário San Basilio Magno, onde o pontífice passará sua última noite em Cuba.

Esse encontro foi de caráter privado, "informal, sem discurso do papa, mas com uma conversa direta", explicou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, aos meios de imprensa.

"O papa não quer que outras pessoas assistam" a essas reuniões além dos bispos, detalhou Lombardi.

A Conferência Episcopal de Cuba é presidida pelo bispo de Santiago, Dionisio García.

Francisco dedicará a Santiago o quarto e último dia de sua visita a Cuba com uma missa no Santuário do Cobre, um encontro com famílias na Catedral e a bênção à cidade, que este ano completou 500 anos de sua fundação.

Publicidade

Conhecida em Cuba como "Cidade Herói", Santiago foi cenário de grandes momentos da história cubana, entre eles a única batalha naval na ilha, ocorrida em 1898 entre esquadras de Espanha e EUA, e o fracassado assalto ao Quartel Moncada em 1953, que foi liderado pelo jovem Fidel Castro e que é considerado o início da Revolução Cubana.

Com uma população aproximada de 500 mil habitantes e localizada a cerca de 900 quilômetros ao leste de Havana, Santiago recebe o papa decorada para a ocasião e rejuvenescida, após um processo de reconstrução de vários anos devido aos danos causados pela passagem do furacão Sandy em 2012.

Depois do meio-dia de amanhã, Francisco se despedirá de Cuba e seguirá rumo aos EUA, o segundo país de uma histórica viagem por seu papel na reconciliação desses dois países após mais de meio século de antagonismo.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se