México captura poderoso chefe do narcotráfico "La Barbie"

30 ago 2010 - 21h57
(atualizado em 31/8/2010 às 00h54)

Um dos chefes do narcotráfico mais procurados do México, Edgar Valdez Villareal, conhecido por "La Barbie" e nascido nos Estados Unidos, foi detido nesta segunda-feira no México, informou a procuradoria.

Valdez Villarreal, que disputava a liderança do cartel dos irmãos Beltrán Leyva desde dezembro passado, "foi detido e isto está confirmado", disse à AFP uma funcionária da Procuradoria Geral da República (PGR).

Publicidade

"La Barbie" integrava a lista dos narcotraficantes mais procurados pelo governo mexicano, que oferecia US$ 2,2 milhões por sua captura. Nos EUA, Villarreal tinha a cabeça a prêmio por US$ 2 milhões.

O narcotraficante travava uma sangrenta luta nos Estados de Morelos (centro) e Guerrero (sul) pelo controle do cartel dos irmãos Beltrán Leyva, cujo máximo líder, Arturo Beltrán, morreu em dezembro passado durante uma operação militar em Cuernavaca, 150 km da Cidade do México.

Valdez foi preso no estado do México (centro) "ao final de um trabalho de inteligência iniciado em junho de 2009, em diversos pontos do país", assinalou a Secretaria de Segurança Pública.

Nascido em 1973 na cidade de Laredo (Texas), no lado americano da fronteira, "La Barbie" - assim chamado por ser louro e ter olhos claros - foi escalando posições no narcotráfico.

Publicidade

No início, liderou operações de tráfico na fronteira, quando ficou conhecido por sua violência. Nos últimos meses, "La Barbie" era apontado pelas autoridades como o mandante de dezenas de execuções na cidade de Cuernavaca e no balneário de Acapulco, no Pacífico.

As vítimas de "La Barbie" geralmente eram decapitadas ou sofriam graves mutilações, e muitas foram penduradas em pontes após a execução.

Sua captura é uma vitória para o presidente Felipe Calderón na batalha contra os cartéis de droga no México. Mais de 28 mil pessoas já morreram na violência desencadeada pelo tráfico no país desde 2006, quando o mandatário mexicano iniciou sua ofensiva contra o crime organizado.

Ao menos 20 grandes chefes do narcotráfico foram capturados nos últimos meses no México como resultado da ofensiva do governo, que mobiliza 50 mil militares.

Com informações da agência Reuters

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações