Alice Campaignolle, correspondente da RFI em Carcas
No centro de Caracas, o anúncio do bloqueio de petroleiros sancionados não foi bem recebido. Para Johanson, de 50 anos e apoiador do presidente Nicolás Maduro, essa decisão revela finalmente a verdade sobre Trump.
"Ele tirou finalmente a máscara com essa tal luta contra o narcotráfico. O que ele realmente quer são nossos recursos naturais: petróleo, minerais de terras raras, ouro", disse, sem esconder sua preocupação. "Eles querem nos levar de volta à época da escassez, uma época muito difícil para todos os venezuelanos", acrescentou. "Nós sofremos, tanto os apoiadores quanto os opositores do governo."
Apesar de se opor ao governo e apoiar as sanções, Yamily concorda com Johanson. Para ela também, quem pagará o preço mais alto será o povo.
"Vamos continuar vivendo do mesmo jeito, com fome, trabalhando incansavelmente, levando uma vida terrível. Eles estão todos se empanturrando, menos nós, pobres mortais. Choro pelo meu país, não aguentamos mais, estamos exaustos, e tudo o que queremos é que nosso país siga em frente", lamenta.
"Evitar qualquer escalada adicional"
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu na quarta-feira (17) que se "evite qualquer escalada adicional" entre os Estados Unidos e a Venezuela, após uma conversa telefônica com Maduro. O presidente venezuelano denunciou as ações de Trump como "uma ameaça direta à soberania, ao direito internacional e à paz".
Apesar do anúncio do bloqueio, a companhia petrolífera nacional (PDVSA) afirmou que "as operações de exportação de petróleo bruto e derivados estão ocorrendo normalmente. Os navios-tanque continuam navegando em segurança."
O governo Trump acusa Maduro de estar à frente de uma vasta rede de narcotráfico. Desde agosto, os Estados Unidos mobilizaram uma grande força militar no Caribe e bombardearam barcos vindos da Venezuela em nome do combate ao narcotráfico, matando pelo menos 95 pessoas sem jamais apresentar provas de qualquer envolvimento das embarcações em atividades relacionadas ao tráfico de drogas.