Entre os dias 9 e 16 de dezembro, o Encontro Regional 2025 do Movimento pela Compreensão Leitora será realizado com o objetivo de promover uma agenda conjunta para a alfabetização inicial e a leitura na América Latina. A reunião contará com a participação de representantes de governos, membros da sociedade civil, organismos multilaterais, universidades, além de educadores e gestores escolares de toda a região. Todas as sessões serão transmitidas virtualmente por meio do YouTube e do site movimientocomprensionlectora.org.
O Encontro tem como foco o fortalecimento das políticas de alfabetização na idade certa na região. A iniciativa busca criar um espaço para diálogo, cooperação e articulação, consolidando o objetivo de garantir que todas as crianças latino-americanas desenvolvam a capacidade de ler, escrever e compreender textos no período apropriado. A necessidade desta ação é salientada por dados da avaliação ERCE da UNESCO, que indicam que cerca de 44% dos estudantes do terceiro ano na região estão no nível mais baixo de desempenho em compreensão leitora, o que limita o avanço educacional autônomo.
Mais de 50 líderes de alto nível participarão do evento, representando governos, organizações da sociedade civil, agências multilaterais e instituições acadêmicas de diversos países. O Encontro é organizado pelo Movimento pela Compreensão Leitora, uma rede independente de coletivos da sociedade civil do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, que atua para estabelecer as políticas de compreensão leitora como uma prioridade educacional. O Movimento congrega mais de 400 organizações e busca a adesão de outras instituições da América Latina e do Caribe.
As transmissões ocorrerão em blocos temáticos de uma hora, distribuídos ao longo de seis dias. O foco principal será a priorização da alfabetização inicial e da compreensão leitora na agenda educacional regional. Os temas a serem discutidos incluem: evidências científicas sobre práticas eficazes, progressos e dificuldades das políticas nacionais e subnacionais de alfabetização, a formação de alianças regionais, a função da sociedade civil e dos movimentos cidadãos, a gestão escolar e a liderança educacional, a cooperação internacional e o potencial da tecnologia no apoio ao ensino da leitura.
O evento contará com a participação de diversos especialistas internacionais, como Andreas Schleicher (OCDE), Jaime Saavedra (Banco Mundial), Ben Piper (Gates Foundation) e Emiliana Vegas (Harvard). O Brasil estará representado por especialistas como Veveu Arruda (Associação Bem Comum), Anna Penido (Centro Lemann), Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt (Secretaria de Educação Básica do MEC) e Vitor de Angelo (Secretário de Educação do Espírito Santo). Autoridades educacionais de diferentes níveis da Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai também participarão.
A América Latina enfrenta uma crise de aprendizagem, com 25 milhões de crianças que não alcançam níveis elementares de leitura. Os dados da ERCE 2019 mostram que a não aquisição da leitura nos primeiros anos de escolaridade eleva o risco de atraso e evasão escolar. O desempenho dos países varia: o Brasil registra 27,6% de alunos no nível mais baixo de compreensão leitora, enquanto o Chile apresenta 10% e a República Dominicana, 73%.
Neste contexto, o Encontro Regional 2025 é proposto como um ambiente para o intercâmbio de experiências e conhecimentos, o fortalecimento de alianças e a promoção de políticas baseadas em evidências científicas. O evento visa dar visibilidade à atuação da sociedade civil na agenda educacional. O consenso crescente na América Latina é que garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever no tempo adequado é o alicerce para a melhoria da educação e a redução das desigualdades.