Conhecido mundialmente, estilista foi um dos grandes nomes da moda antes de ela se tornar uma indústria global.Ícone para a indústria da moda, o estilista italiano Valentino Garavani morreu aos 93 anos, informou a sua fundação nesta segunda-feira (19/01).
A informação foi primeiro reportada pela imprensa italiana e, depois, confirmada publicamente pela organização e pelo seu parceiro de longa data, Giancarlo Giammetti.
"Valentino Garavani faleceu hoje na sua residência em Roma, cercado pelos seus entes queridos," disse a fundação, chamando-o de uma "inspiração" e fonte de "luz, criatividade e visão".
Já a primeira ministra Giorgia Meloni disse que a "Itália perde uma lenda, mas seu legado continuará a inspirar gerações."
Por sua vez, o ministro do Exterior da Itália, Antonio Tajani, lamentou a perda de um "ícone do Made in Italy". "O seu talento levou o Made in Italy às passerelas internacionais, tornando-o símbolo de estilo, criatividade e prestígio."
Vestiu estrelas de Hollywood
Conhecido mundialmente apenas como Valentino, ele foi um dos maiores estilistas do seu tempo. As suas criações foram usadas por figuras de destaque a nível internacional, incluindo Elizabeth Taylor, Nancy Reagan, Sharon Stone, Julia Roberts e Gwyneth Paltrow.
Nos desfiles e também na vida pessoal, Valentino evocava os ideais dos amantes do luxo em cada detalhe, do penteado ao bronzeado. Ele era frequentemente fotografado com vários cães da raça pug.
O designer era colocado ao lado de Giorgio Armani e Karl Lagerfeld como símbolos máximos de uma era anterior ao momento em que a moda se tornou uma indústria global e altamente comercial. Lagerfeld faleceu em 2019, enquanto Armani morreu em setembro.
Um velório está marcado para quarta e quinta-feira na sede da sua fundação em Roma. Já o funeral acontecerá na sexta-feira na capital italiana.
ht/ra (Reuters, AFP)