Lula garante moradia para quem perdeu casa no RS

"A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa, vai ter sua casinha", disse ao desembarcar na Base Aérea de Canoas

15 mai 2024 - 19h24
(atualizado às 22h14)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio Grande do Sul, em sua terceira visita ao estado desde o início da tragédia que já deixou 149 mortos em razão das enchentes. Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados. Cerca de 80 mil pessoas deixaram suas casas.

Foto: Ricardo Stuckert/PR / Porto Alegre 24 horas

"A gente vai anunciar que todo mundo que perdeu a casa, vai ter sua casinha", disse ao desembarcar na Base Aérea de Canoas, ao lado de uma comitiva de ministros e do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.

Publicidade

Em São Leopoldo, no Vale do Sinos, Lula visitou abrigo e, na sequência, se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Auxilio de R$ 5 mil

O ministro Paulo Pimenta divulgou em suas redes sociais que o presidente Lula tomará uma medida de auxílio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Cada família receberá um Auxílio Reconstrução no valor de R$ 5.100,00, destinado a ajudar na recuperação dos bens perdidos durante as inundações. O recurso poderá ser utilizado de acordo com as necessidades de cada família, seja para a compra de móveis, eletrodomésticos ou outros itens essenciais.

Estima-se que aproximadamente 240 mil famílias serão beneficiadas por essa iniciativa do governo federal. Os pagamentos serão efetuados de maneira ágil e simplificada, utilizando a plataforma de transferências instantâneas Pix da Caixa Econômica Federal. O objetivo é proporcionar um processo de recuperação mais rápido e eficaz para as famílias que enfrentam dificuldades após as enchentes.

Publicidade

O ministro Paulo Pimenta reforçou o compromisso do presidente Lula e de toda equipe do governo em garantir o apoio necessário para que as famílias gaúchas possam reconstruir suas vidas.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se