URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Espanha: Pedro Sánchez permanece como primeiro-ministro

O político espanhol havia cancelado a agenda pública na última semana para refletir se permaneceria no comando do governo, depois que um tribunal de Madri abriu uma investigação contra sua esposa, Begoña Gómez

29 abr 2024 - 07h42
(atualizado às 11h24)

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou na manhã desta segunda-feira (29) que irá permanecer no cargo que ocupa desde 2018.

Pedro Sanchéz, primeiro
Pedro Sanchéz, primeiro
Foto: ministro da Espanha - Reprodução/Youtube/A Moncloa / Perfil Brasil

Sánchez cancelou sua agenda pública na última semana para refletir se permanecia no comando do governo, depois que um tribunal de Madri abriu uma investigação contra sua esposa, Begoña Gómez.

Publicidade

Discursando do Palácio da Moncloa, sede do governo, o premiê criticou as acusações feitas contra a sua esposa, afirmando que a vivência política "não vale a pena" caso "mentiras mais grosserias substituam o debate respeitoso e racional baseado em evidências".

"Vivemos em uma sociedade em que nos ensinam e nos exigem a seguir trabalhando a todo custo, mas há vezes em que a única forma de avançar é nos detendo, refletir e decidir com clareza por onde queremos caminhar", afirmou o primeiro-ministro espanhol.

Manifestações de apoio a Pedro Sánchez

No sábado (27), milhares de pessoas se manifestaram nas ruas de Madri em apoio a Sánchez, à espera de seu anúncio previsto para esta segunda-feira (29) sobre se continuaria ou não no cargo de chefe de governo.

Sánchez disse que a mobilização influiu "decisivamente" em sua decisão para permanecer no cargo e agradeceu o apoio. "Eu decidi seguir, seguir com mais força à frente da presidência do governo da Espanha."

Publicidade

"Não há nada que justifique o sofrimento injusto das pessoas que não querem nada mais que respeito, e ver como se tentam destruir sua dignidade sem o mínimo fundamento", disse Sánchez em seu discurso.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações