É verdade: Lula votou contra a Constituição Federal de 1988

No entanto, mesmo votando contra o texto final, Lula e bancada do PT assinaram a Carta Magna aprovada.

24 out 2026 - 01h24
Resumo
No debate presidencial, Flávio Bolsonaro afirmou que Lula votou contra a Constituição de 1988, o que é verdade; o PT discordou do texto final por considerá-lo insuficiente, mas assinou o documento em respeito ao processo democrático.

Em um momento do debate presidencial desta sexta-feira (23), o senador e candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou contra a Constituição Federal. É verdade que ele e a bancada do PT votaram contra a aprovação do texto final da Constituição de 1988 na Assembleia Nacional Constituinte. No entanto, mesmo votando contra o texto final, eles assinaram a Carta Magna aprovada.

Lula em debate na Globo
Lula em debate na Globo
Foto: Reprodução/Globo

O motivo da votação

Na época, Lula era deputado federal constituinte e líder da bancada do PT. A orientação do partido foi votar contra a redação final por entenderem que o texto aprovado pela maioria havia ficado aquém das demandas sociais e das reformas de base defendidas pelo partido.

Publicidade

Assinatura e Submissão à Carta Magna

Após a aprovação pela maioria dos constituintes, a bancada do PT decidiu assinar o documento oficial em sinal de respeito ao processo democrático e à decisão da Assembleia Constituinte.

O próprio Lula esclareceu essa posição posteriormente, destacando que a decisão do partido foi no sentido de sinalizar que defendia avanços maiores nas pautas trabalhistas e sociais, mas ressaltando que assinou a Constituição e passou a cumprir e defender a ordem constitucional no país.

Texto gerado com ajuda de Inteligência Artificial e editado pelo nosso time de jornalistas.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações