A Petrobras abriu inscrições para 1.000 vagas em cursos de aprendizagem básica e técnica para jovens de 14 a 22 anos, entre 5 e 12 de abril, em diversas cidades do Brasil.
A Petrobras abriu nesta sexta-feira, 5, as inscrições para o novo processo seletivo do Programa Jovem Aprendiz nesta sexta-feira, 5, para mais de mil vagas em diversas localidades do País. As oportunidades são voltadas para jovens entre 14 e 22 anos e três meses (para os cursos de aprendizagem básica) e entre 16 e 22 anos e nove meses (para o curso técnico).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os jovens aprendizes terão aulas práticas e teóricas oferecidas pelo SENAI. Também são oferecidos benefícios como salário mínimo, 13º salário, férias remuneradas após um ano de trabalho, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional.
O programa abrange diferentes áreas, como assistente administrativo, operações logísticas, caldeiraria, mecânica de bombas, entre outras. Neste ano, estatal incluiu curso técnico em sistemas de energias renováveis, área que está em crescimento no Brasil.
As vagas são para as seguintes localidades:
- Manaus/AM
- Salvador/BA
- São Sebastião do Passé/BA
- Fortaleza/CE
- Vitória/ES
- Betim/MG
- Três Lagoas/MS
- Ipojuca/PE
- Recife/PE
- Curitiba/PR
- Natal/RN
- Canoas/RS
- Aracaju/SE
- Cubatão/SP
- Mauá/SP
- Paulínia/SP
- Santos/SP
- São José dos Campos/SP
- São Paulo/SP
- Duque de Caxias/RJ
- Macaé/RJ
- Rio de Janeiro/RJ
- São Gonçalo/RJ
- Brasília/DF
Requisitos para participar do programa
Os interessados em se tornar jovens aprendizes na Petrobras precisam atender a alguns requisitos básicos:
- Ter entre 14 e 22 anos e três meses (para cursos de aprendizagem básica);
- Ter entre 16 e 22 anos e nove meses (para o curso técnico);
- Comprovar matrícula e frequência escolar, caso não tenham concluído o Ensino Médio;
- Os menores de 18 anos devem contar com a assistência do responsável legal para celebração do contrato de aprendizagem.
Parte das vagas serão reservadas para grupos específicos, seguindo critérios de inclusão e apoio social. No total, 10% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PcD), e outros 10% são reservadas para adolescentes em situação de acolhimento institucional.
O programa ainda contemplará 15% das vagas para adolescentes egressos do trabalho infantil, visando reintegração e resgate da infância perdida. Assim, 20 vagas devem ser preenchidas para aprendizes em cumprimento de medidas socioeducativas, de forma experimental.
Inscrições e cronograma
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Petrobras estarão abertas até 12 de abril, através do site oficial da Petrobras. O cronograma do processo seletivo inclui o envio de documentação para comprovação de requisitos, publicação da lista de classificação preliminar, período de recursos, análise e deferimento de recursos, até a publicação da lista de classificação final.