Kamehameha: o que é e como se pronuncia a comemoração de Igor Jesus, do Botafogo

Atacante do clube carioca, responsável pelo gol da vitória contra o PSG, é conhecido pela celebração inspirada no 'Dragon Ball Z'

20 jun 2025 - 00h24
(atualizado às 07h43)
Foto: Getty Images

Quem acompanhou a histórica vitória do Botafogo sobre o PSG, disputada na noite desta quinta-feira, 19, nos Estados Unidos, pelo Mundial de Clubes, certamente ouviu dois nomes: Igor Jesus e kamehameha. O atacante do clube carioca balançou a rede aos 35 minutos do primeiro tempo com um golaço e celebrou com a sua tradicional comemoração: uma kamehameha. 

Mas para aqueles que não acompanham o Botafogo ou não cresceram assistindo ao Dragon Ball Z, o 'movimento' pode ser uma novidade, a começar pela pronúncia.

Publicidade

Em primeiro lugar, as letras 'h' são pronunciadas com o som de 'r', como em rato. A primeira sílaba 'ha' vai ser um pouco mais anasalada. A outra dica é enfatizar a pronúncia da última sílaba 'ha'; juntando tudo, a pronúncia correta é: ka-me-rã-me-há.

Mas afinal, o que seria esse movimento? A técnica é utilizada por Goku, protagonista da franquia, e é formada quando ele junta as mãos em forma de concha, à frente do corpo. No desenho, esse movimento concentra a energia ki, que é disparada como um feixe de energia pelas mãos de Goku

Igor Jesus é fã da franquia e adotou a kamehameha como sua 'celebração para gols', e, em uma partida como a de hoje, é claro que ela não ficou de fora.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações