URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Patrocínio

Estudantes ocupam universidades durante protestos no Chile

Manifestantes reivindicam ensino superior gratuito no país

5 jun 2013 - 08h21
(atualizado às 11h31)

Pelo menos 19 universidades do Chile foram ocupadas na terça-feira por estudantes e ativistas que protestam contra o sistema educacional do país. As manifestações levaram também à paralisação das atividades nas universidades. Os estudantes defendem a implementação do ensino público gratuito no Chile.

No país, não há ensino superior gratuito, a queixa é a principal reivindicação dos estudantes nos últimos anos em sucessivos protestos contra o governo do presidente chileno, Sebastián Piñera. As manifestações ocorrem menos de um mês de o governo Piñera ter apresentado, no Parlamento, uma prestação de contas sobre o ensin

Publicidade

Os protestos ocorreram em vários locais no país, inclusive em centros de referência, como a Universidade de Chile. De acordo com os dados dos estudantes, fora da capital, Santiago, houve protestos em Valparaíso e Concepción, entre outros locais do país. Também aderiram às paralisações 26 centros de ensino municipais.

Os protestos dos estudantes chilenos começaram em maio de 2011. Segundo estudantes e professores, o sistema de ensino do país é o mesmo do período da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). Em 2006, houve a chamada Revolução Pinguim com uma série de manifestações de estudantes secundaristas.

Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Agência Brasil
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se