Patrocínio

Escolas para brasileiros no Japão poderão oferecer curso técnico

12 nov 2012 - 11h38
(atualizado às 13h20)

As escolas destinadas a brasileiros no Japão e reconhecidas pelo Brasil receberam permissão para oferecer cursos técnicos de nível médio. A decisão, do Conselho Nacional de Educação, foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União e aumenta o leque de serviços prestados por essas escolas, que já podiam atuar na educação infantil, fundamental, média e de jovens e adultos.

A mesma publicação estabelece que as instituições deverão incluir em sua grade curricular aulas de língua e cultura japonesa, caso contrário não poderão mais funcionar.

Publicidade

Para terem seus certificados reconhecidos no Brasil, as escolas devem ser cadastradas no censo escolar do Ministério da Educação (MEC) e na embaixada brasileira no Japão, além de fornecer uma série de informações, como o corpo docente, o regimento escolar e a descrição das instalações físicas disponíveis.

O MEC valida certificados de escolas brasileiras no Japão desde 2005, e o governo brasileiro conseguiu que o Japão flexibilizasse seu sistema de reconhecimento, o que permitiu que três escolas fossem também reconhecidas pelo país. Em 2007, mais de 50 escolas foram reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

Agência Brasil
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações