Patrocínio

Equipe brasileira participa de Olimpíada Internacional de Astronomia

7 ago 2012 - 15h49

Enquanto em Londres os atletas brasileiros lutam por medalhas nos mais diversos esportes, estudantes iniciam uma batalha literalmente astronômica ao participarem da VI Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês), no Rio de Janeiro.

Brasil concorre com duas equipes, somando dez alunos ao todo
Brasil concorre com duas equipes, somando dez alunos ao todo
Foto: Divulgação

O Brasil concorre com duas equipes, somando dez alunos ao todo. Antes de iniciar a competição, os estudantes da delegação brasileira participaram de um treinamento intensivo com astrônomos, ex-participantes de olimpíadas e acadêmicos na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais.

Publicidade

As aulas foram coordenadas pelos professores Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar); Luciana Antunes Rios, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Julio Klafke, da Universidade Paulista (Unip); Pâmela Marjorie C. Coelho, coordenadora da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog); e pelos estudantes universitários Rafael Tafarello (USP) e Júlio César Campagnolo (Observatório Nacional).

Para participar das olimpíadas internacionais, o candidato precisa de uma excelente pontuação na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em seguida, participa das seletivas e ainda passa por mais uma etapa. Depois, os classificados fazem um treinamento intensivo com vários astrônomos, como o que aconteceu na cidade de Passa Quatro.

Segundo o Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, a iniciativa motiva os estudantes a despertar o interesse pela astronomia: "Nossa área é muito carente de profissionais especializados e dispomos de pouquíssimos professores formados. As olimpíadas científicas surgem com o objetivo de atrair não só os jovens, mas também os futuros mestres em astrofísica".

Sede da IOAA

Publicidade

Esse ano, o Brasil é a sede da IOAA. A cerimônia de abertura foi realizada no Planetário do Rio de Janeiro e contou com a apresentação da tribo indígena Desana, da comunidade Tupé, da região do Rio Negro, no Amazonas. Os participantes ainda assistiram ao filme "Céu Indígena", que conta como os povos que habitavam o Brasil, antes da chegada dos portugueses, observavam e identificavam as constelações. O encerramento da olimpíada acontecerá no Museu de Astronomia (Mast), no dia 13 de agosto.

A IOAA reúne 160 estudantes do ensino médio de 32 países, que participam de três modalidades: teórica, observacional e análise de dados astronômicos. As competições estão acontecendo na cidade de Vassouras, interior do estado do Rio de Janeiro.

Semana de Astronomia

Juntamente com a Olimpíada Internacional, a cidade de Vassouras recebe também o Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Durante o programa, haverá palestras, exposições, oficinas pedagógicas, mostra de filmes científicos e observação astronômica. Dentre as inúmeras atividades oferecidas, o público poderá visitar o Observatório Magnético e o planetário da cidade, além de conhecer as fases da Lua e aprender como se compara o tamanho dos planetas. A cerimônia de abertura conta com a participação especial do astronauta Marcos Pontes.

Os EREAs são realizados por meio de parcerias locais e com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço). O encontro tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro de vestibulares, Enem e dicas para a sua carreira!
Ativar notificações