Os millennials já são "velhos" para as empresas de tecnologia; a Geração Z está levando a melhor contra os profissionais mais antigos

Uma análise oficial da situação no setor de tecnologia dos EUA mostra que há discriminação por idade

25 set 2025 - 07h04
(atualizado às 19h16)
Foto: Xataka

Um novo estudo sugere que os millenials já enfrentam discriminação por idade no setor de tecnologia. Pelo menos nos Estados Unidos.

"Os jovens são mais inteligentes", disse Mark Zuckerberg aos 22 anos (ele completou 41 este ano), e a realidade empresarial parece provar que ele está certo, ou pelo menos mostrar que ele não é o único que acredita nisso.

Publicidade

Dados oficiais divulgados nos Estados Unidos mostram que a força de trabalho americana em tecnologia é mais jovem do que a força de trabalho em geral e que a idade média dos profissionais do setor vem diminuindo ao longo dos anos.

Trabalhadores da área de tecnologia com menos de 25 anos são cada vez mais comuns, enquanto a proporção de trabalhadores com mais de 40 anos está diminuindo.

Pessoas muito jovens estão crescendo no setor de tecnologia

Especificamente, um relatório da Comissão para a Igualdade de Oportunidades de Emprego (EEOC) analisou mais de 10 milhões de trabalhadores empregados no setor de tecnologia (que incluía trabalhadores de todos os setores empregados em 56 funções relacionadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática) em 2022 e descobriu que quase 41% tinham entre 25 e 39 anos.

Enquanto isso, o número de pessoas com menos de 25 anos cresceu cerca de 9% ao ano entre 2014 e 2022 e representou 7% da força de trabalho do setor de tecnologia em 2022, mais de 20 vezes a taxa de crescimento de jovens trabalhadores em todos os setores.

Publicidade

Como o Business Insider relatou sarcasticamente, "parece que uma das ...

Veja mais

Matérias relacionadas

A explosão da IA no Brasil: uso da tecnologia no trabalho dispara 163% em 2 anos, aponta IBGE

Os recrutadores estão começando a sentir falta de algo nas entrevistas de emprego: o comprometimento com a vaga

Encontramos a "kryptonita" da Geração Z: são experts em aplicativos, mas não sabem usar uma impressora

Trabalhadores europeus afirmam que o home office os está prejudicando: seus chefes promovem as pessoas que veem pessoalmente

Grandes empresas de tecnologia estão descartando o trabalho remoto, mas os dados contam uma história diferente: ele dobrou

Fique por dentro das principais notícias de Educação e Carreira
Ativar notificações