Em um mercado de trabalho tão competitivo como o atual, agravado pela chegada iminente da inteligência artificial, torna-se cada vez mais importante escolher com precisão uma carreira universitária que facilite a inserção profissional com bons salários e estabilidade.
Segundo o relatório A empregabilidade dos jovens na Espanha 2025, da Fundação Conhecimento e Desenvolvimento (CYD), três carreiras se destacam quanto à empregabilidade nos quatro anos seguintes à conclusão dos estudos: Informática, Saúde e Engenharia.
De acordo com os dados do relatório, no ano letivo de 2018-2019, 189.438 pessoas se formaram nas universidades espanholas. Quatro anos depois, 75,9% desses graduados estão registrados na Seguridade Social.
Desse percentual que conseguiu emprego, 72,4% o fazem com contrato permanente e uma base de contribuição salarial média de 30.976 euros (R$ 190 mil). Cerca de 80% trabalham em jornada integral, o que são indicadores claros de emprego estável e com remuneração acima da média na Espanha.
Os graduados de universidades públicas e privadas apresentam diferenças: as instituições privadas registram mais contratos permanentes nos primeiros anos, embora, no quarto ano, as públicas as superem levemente em estabilidade.
A campeã em inserção profissional
Seguindo a mesma tendência apontada pelo relatório de empregabilidade de 2024 da Fundação CYD, o curso de Informática volta a se consolidar como o mais sólido em termos de estabilidade e qualidade do emprego quatro ...
Matérias relacionadas