Domingo de Carnaval será com eclipse do Sol

Confira dicas importantes para ver o eclipse solar em 26 de fevereiro de 2017

24 fev 2017 - 10h57
(atualizado às 12h36)

Na manhã do domingo, 26 de fevereiro, quase todo o Brasil poderá ver um eclipse solar. Este será o segundo eclipse em fevereiro. No dia 10 tivemos um eclipse lunar, mas agora será um solar.

O professor Marcos Calil, do , o canal de Astronomia da Climatempo, fará a transmissão ao vivo do evento de São Paulo, em parceria com o colégio Dante Aleghieri e o professor Ednilson Oliveira.

Publicidade

Qual a diferença entre um eclipse solar e um lunar?

Os eclipses envolvendo o Sol, a Terra e a Lua acontecem somente quando os três corpos celestes se encontram praticamente em linha reta. Isto permite que a sombra da luz solar atinja o corpo eclipsado. A posição relativa entre o Sol, a Lua e a Terra define se o eclipse é solar ou lunar.

No eclipse lunar, o planeta Terra fica entre o Sol e a Lua. A sombra da Terra é projetada na superfície da Lua.

No eclipse solar, a Lua passa entre o Sol e a Terra. A sombra do disco lunar é projetada sobre a superfície da Terra.

Publicidade
Foto: Climatempo

Tipos de eclipse solar

Durante um eclipse solar, dependendo da distância entre a Lua e a Terra na hora do evento, a sombra da Lua pode cobrir totalmente o Sol. Nesta situação, para quem está vendo da Terra, o tamanho da Lua aparenta ser praticamente o mesmo do Sol. Assim, temos o eclipse solar total que é representado pela figura "A".

Quando o disco lunar não consegue cobrir completamente o disco solar temos o eclipse solar anular, que é a imagem representada pela letra "D" . O tamanho aparente do disco lunar é menor que o disco solar. Visualmente no eclipse anular, o disco lunar aparenta estar completamente rodeado por um anel de luz do Sol.

O eclipse solar parcial acontece nas situações intermediárias, representadas pelas letras "B" e "C".

Tecnicamente teremos um eclipse solar chamado de anular, mas na maioria das áreas onde o evento será visível, o eclipse será visto como parcial. O visual do Sol, para quase todo o Brasil, será do disco solar com um pedacinho escurecido, como se fosse uma "mordida" no Sol. O tamanho da "mordida" varia bastante de acordo com posição geográfica.

Foto: Climatempo

O eclipse anular mesmo, como mostrado na figura abaixo, só será visto em pequenas áreas do extremo sul da América do Sul, numa estreita faixa que cruza o sul da Patagônia chilena e argentina, e em pequena parte de alguns países da África: faixa central de Angola e na fronteira entre a República do Congo e a Zâmbia.

Publicidade
Foto: Climatempo

O que o Brasil vai ver?

O eclipse poderá ser visto em quase todo o Brasil como um eclipse parcial. Olhando para o Sol vamos ver pequenas porções do disco solar escurecidas. A parte escura é a "mordida", que é na verdade a sombra da Lua projetada no Sol. O tamanho da "mordida" depende da posição geográfica. Quanto mais próximo da linha do Equador, menor será a sombra da Lua (a mordida). Assim, quem está no Nordeste do país verá só um pedacinho do sol escurecido.

Quanto mais para o sul, maior será o sombreamento da Lua sobre o disco solar (maior o tamanho da "mordida"), maior será a porção do disco solar coberta pela sobra da Lua.

Em algumas regiões do Brasil, o eclipse não será visível em nenhum momento. É o caso de quase toda a Região Norte do Brasil e de uma parte do estado do Maranhão. A capital maranhense, São Luís, não verão este eclipse solar. Das capitais do Norte, apenas Palmas verá uma porção bem pequena do Sol eclipsado.

Veja como o eclipse solar de 26/02/17 será visto em cada capital brasileira?

Foto: Climatempo

Previsão de nebulosidade na manhã do dia 26/2/17

Publicidade

O eclipse solar do dia 26 de fevereiro só poderá ser observado se a nebulosidade permitir.

De forma geral, quase todo o Brasil terá muita nebulosidade na manhã do domingo, 26. Então, não conte com aquela manhã linda ensolarada e com céu azul. Para ver o eclipse solar será necessário uma certa dose de paciência com as nuvens, na maioria das áreas do país.

ALERTA: NÃO podemos olhar para o Sol sem proteção porque o risco é de cegueira mesmo!

É MUITO IMPORTANTE usar a proteção correta para os olhos para ver o eclipse.

Como proteger corretamente os olhos para ver o eclipse solar?

A maneira mais simples, segura e barata para proteger os olhos durante a observação do eclipse solar é usar um pedaço de filtro de soldador número 14. Este filtro deve ser colocado próximo aos olhos.

Publicidade

Siga estas dicas para não ter problema!

Foto: Climatempo

Embora seja difícil de achar, existem óculos solares que são especiais para fazer observação do Sol e custam pouco.

O que NÃO usar para ver o eclipse solar

Não use telescópios e nem binóculos comuns. Há técnicas, filtros e equipamentos específicos e seguros para fazer a observação do Sol.

Foto: Climatempo
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações