Depoente é internado e CPI ouve motoboy da VTCLog

Mesmo com habeas corpus garantindo o silêncio, a comissão acredita Ivanildo Gonçalves responderá perguntas dos senadores

1 set 2021 - 10h09
(atualizado às 10h19)
CPI da Covid realiza reunião administrativa após adiamento de depoimento de diretora da VTCLog.
CPI da Covid realiza reunião administrativa após adiamento de depoimento de diretora da VTCLog.
Foto: Pedro França/Agência Senado / Estadão Conteúdo

Marcos Tolentino, apontado como sócio oculto da FIB Bank, passou mal e não irá mais depor na CPI da Covid nesta quarta-feira, 1º. Em seu lugar, a comissão ouve Ivanildo Gonçalves, motoboy da VTCLog responsável por saques de mais de R$ 4,7 milhões.

Segundo o senador Humberto Costa (PT-PE), Tolentino encontra-se hospitalizado no momento. "Ele teve um mal súbito, vem sofrendo com sequelas da covid, e passou mal ontem [terça-feira, 31] quando se preparava para viajar até Brasília. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês [em São Paulo]", confirmou o petista em conversa com jornalistas nesta quarta.

Publicidade
O senador Humberto Costa (PT-PE) durante CPI da Covid
Foto: Wallace Martins / Futura Press

"Paralelamente, a secretaria da CPI conseguiu [o depoimento] de Ivanildo", afirmou o parlamentar, acrescentando que o motoboy aceitou depor de "livre e espontânea vontade".

Ivanildo deveria ter sido ouvido pela comissão na terça-feira, mas um habeas corpus concedido pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), o autorizou a não comparecer à sessão. Devido a isso, a CPI realizou apenas uma reunião para discutir e aprovar requerimentos.

Para Humberto Costa, apesar do habeas corpus, a perspectiva é a de que Ivanildo responda aos questionamentos do colegiado. "Ele tem o direito de permanecer em silêncio em questões que possam comprometê-lo, mas, na medida em que ele concordou em vir de livre e espontânea vontade, é provável que ele não se recuse a responder as perguntas feitas pelos senadores e senadoras", concluiu Costa.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações