Ômicron é 'presente de Natal'? Entenda polêmica

Futuro ministro da Saúde da Alemanha afirmou que nova variante da covid-19 pode mostrar que o fim da pandemia está próximo

7 dez 2021 - 08h43

A variante Ômicron colocou o mundo sob alerta. Porém, a falta de casos graves e mortes associadas à ela podem ser vistas como um "presente de Natal antecipado". Pelo menos, essa é a opinião do epidemiologista Karl Lauterbach, futuro ministro da Saúde da Alemanha.

Imagem ilustrativa sobre a preocupação da OMS com a variante Ômicron
Imagem ilustrativa sobre a preocupação da OMS com a variante Ômicron
Foto: Kevin David/A7 Press / Estadão

Para Lauterbach, as novas mutações encontradas na cepa do coronavírus mostram que o vírus está otimizado em infectar as pessoas, mas não em matar. Com isso, o fim da pandemia poderia estar mais próximo.

Publicidade

O epidemiologista explicou que essa evolução é comum na maioria dos vírus respiratórios e que vê com bons olhos que ela tenha chegado no coronavírus.

Na semana passada, a médica indiana Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, afirmou que o mundo não deve entrar em pânico com a nova variante Ômicron, mas, sim, ter cautela.

"O quanto devemos ficar preocupados? Precisamos estar preparados e cautelosos, não entrar em pânico, porque estamos em uma situação diferente de um ano atrás", declarou.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações