Covid: Ministério cria secretaria 15 meses após 1º caso

Ministro Marcelo Queiroga anunciou a médica Luana Araújo como titular da pasta

12 mai 2021 - 12h27
(atualizado às 13h01)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participa da cerimônia de lançamento da Campanha de Conscientização sobre Medidas Preventivas e Vacinação contra a Covid-19
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 12, a criação de uma secretaria extraordinária de Combate à Covid-19, 15 meses após o primeiro caso confirmado no Brasil da doença, que já matou mais de 425 mil pessoas no País.

Em evento em Brasília, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou a médica Luana Araújo, infectologista formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro e epidemiologista formada na Universidade John Hopkins (EUA), como titular da pasta.

Publicidade

A nova titular da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do ministério prometeu realizar um trabalho "pautado na tecnicidade e nas evidências científicas, buscando sempre soluções eficientes e adaptadas às nossas vulnerabilidades sócio-econômicas".

"O objetivo dessa secretaria é coordenar a resposta nacional à Covid-19 em diálogo permanente com todos os atores que fazem parte do processo", afirmou.

A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Luana Araújo e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O ministério também anunciou uma campanha de publicidade com o personagem Zé Gotinha e com a família dele - a esposa Maria Gotinha, o filho Gotinha Jr., e os pais Seu Gotinha e Dona Gotinha - defendendo a vacinação contra a Covid-19, o uso de máscara, a higiene das mãos e a necessidade de "não ficar muito juntinho", como afirma o vídeo da campanha.

'A melhor vacina é a disponível': Por que não se pode comparar os imunizantes contra covid-19
Video Player

Apesar da campanha, o presidente Jair Bolsonaro já fez declarações contrárias à vacinação e, no último fim de semana, mais uma vez causou aglomerações em Brasília sem usar máscaras. Estava acompanhado no domingo,  pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que também não usava máscara, e por parlamentares bolsonaristas, 9, que tampouco usavam a proteção facial.

Publicidade
Máscara de pano é eficaz? Quando devo usar a PFF2? Especialista esclarece dúvidas
Video Player
 
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações