China alertou sobre interferência política na Coronavac

Alerta foi feito em novembro de 2020, um mês após o presidente Jair Bolsonaro declarar que não compraria o imunizante

22 jun 2021 - 05h10
(atualizado às 07h30)

A China alertou o Brasil, em novembro do ano passado, sobre a necessidade de avançar na produção da Coronavac, vacina desenvolvida entre o laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantan, sem interferências políticas. O alerta foi feito um mês após o presidente Jair Bolsonaro declarar que não compraria o imunizante da China, conforme documento enviado à CPI da Covid.

Funcionários do Butantan manuseiam doses da vacina CoronaVac na fábrica do instituto em São Paulo
22/01/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Funcionários do Butantan manuseiam doses da vacina CoronaVac na fábrica do instituto em São Paulo 22/01/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

O vice-ministro de Negócios Estrangeiros da China, Zheng Zeguang, se reuniu com o embaixador do Brasil em Pequim, Paulo Estivallet de Mesquita, em 24 de novembro, para tratar sobre a relação entre os dois países, de acordo com telegrama emitido pelo Itamaraty. Na reunião, foi anunciado o envio de 600 litros de insumos para a produção de vacina, carga que chegou em dezembro. "A esse respeito, externou que a China 'espera que não haja interferências políticas nessa área'", informa o documento obtido pelo Estadão/Broadcast Político.

Publicidade

Na conversa entre os diplomatas em Pequim, segundo a mensagem enviada pelo Itamaraty, o vice-ministro chinês observou que "a China deseja manter diálogos e intercâmbios em todos os níveis com o Brasil".

O atraso do Brasil na compra de vacinas, especialmente no ano passado, é uma das linhas de investigação da CPI da Covid - que coloca o próprio presidente Jair Bolsonaro no foco da apuração. Em outubro de 2020, ele determinou que o Ministério da Saúde não comprasse a Coronavac. Em vídeo nas redes sociais, o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello apareceu ao lado do presidente afirmando: "É simples assim, um manda, o outro obedece".

Em depoimento à CPI, o presidente do Butantan, Dimas Covas, afirmou que as negociações para compra da Coronavac pelo Ministério da Saúde foram suspensas depois da manifestação de Bolsonaro. Pazuello, porém, atribuiu a declaração a uma "coisa de internet". Tanto ele como o ex-secretário-executivo da Pasta, Elcio Franco, negaram que a negociação tenha sido interrompida. Na avaliação do relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), porém, a versão é contraditória à sequência de acontecimentos.

Outro documento mostra que, publicamente, as autoridades do país asiáticos procuraram minimizar as declarações de Bolsonaro sobre a Coronavac. No dia 23 de outubro, o embaixador brasileiro em Pequim enviou um telegrama relatando a repercussão do episódio nas redes sociais da China. Em entrevista à imprensa, o porta-voz da chancelaria chinesa, Zhao Lijian, evitou comentar a fala do presidente brasileiro e enfatizou a cooperação afirmando que a China "acredita que a cooperação ajudará na vitória contra a pandemia".

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se