Anvisa emite alerta sobre uso correto da vacina CoronaVac

O alerta informa que todas as doses devem ser usadas em um prazo de até oito horas após a abertura de cada frasco multidose

27 jan 2021 - 16h36
(atualizado às 16h44)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta terça-feira alerta sobre cuidados referentes à administração da vacina CoronaVac, imunizante contra o covid-19, em pacientes com o objetivo de "prevenir a ocorrência de eventuais erros".

A imunizante vem em frascos com multidoses de 5 ml. Segundo o alerta, já houve relatos na Alemanha e em Israel de pacientes que receberam cinco vezes a dose preconizada de outras vacinas contra o vírus.

Publicidade
Frascos com vacina CoronaVac, conta Covid-19. 22/1/2021. REUTERS/Amanda Perobelli
Frascos com vacina CoronaVac, conta Covid-19. 22/1/2021. REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reuters

"Os profissionais de saúde envolvidos na aplicação do produto devem se certificar de que o volume a ser aspirado do frasco multidose é de 0,5 ml por indivíduo, de modo que cada um receba somente a dose exata e necessária", diz o comunicado.

O alerta informa ainda que todas as doses devem ser usadas em um prazo de até oito horas após a abertura de cada frasco multidose, desde que ele seja mantido em condições assépticas e sob temperatura entre +2°C e +8°C.

"Essa medida visa garantir as propriedades do imunizante, uma vez que a vacina não contém conservantes", destacou.

A CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês da Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, tem sido a vacina mais aplicada no país durante o uso emergencial no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se