Energia livre de CO2 em data centers do Google cresce no Chile

Aumento foi equivalente ao alcançado por regiões dos Estados Unidos como Ohio e Virginia

5 jul 2022 - 09h47
Foto: Climatempo

Imagem: Pixabay

A porcentagem de energia livre de carbono utilizada em data centers do Google no Chile registrou um aumento de 4% no comparativo anual de 2021 divulgado pela companhia. O aumento foi similar ao registrado por data centers da empresa em Ohio e Virginia, nos Estados Unidos.

Publicidade

Em outras regiões, o Google informou ter encontrado "novos ventos contrários" como a falta de fornecimento de energia renovável disponível e atrasos devido a interrupções na cadeia de suprimentos e desafios de interconexão. Globalmente, o Google contou com 66% de sua energia livre de carbono, o que mostra um crescimento de 5% em relação a 2019, porém queda de 1% em comparação a 2020.

Em postagem em seu blog de sustentabilidade, a empresa disse que também viu "percentuais estáveis ou em declínio" na maioria das redes em que opera, e ressaltou "a necessidade de ações mais ambiciosas para acelerar a descarbonização em nível de rede em todos os lugares."

Entre seus esforços de longo prazo neste sentido, o Google afirmou que vem apostando em novas abordagens para comprar diversos portfólios de energia livre de carbono, projetos de tecnologias geotérmica e baterias, além de uma plataforma de computação inteligente em carbono para maximizar a redução das emissões de CO2, incluindo métodos avançados para rastrear energia limpa e defender políticas públicas que aceleram a descarbonização.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se