Cirurgião plástico explica os tratamentos para a Ginecomastia

7 jun 2017 - 11h51

A Ginecomastia é o aumento das mamas masculinas em decorrência do aumento da glândula mamária ou da quantidade de gordura localizada na região.

Foto: DINO

O ganho significativo de peso pode causar acúmulo de gordura nas mamas masculinas, provocando a Ginecomastia. Já o aumento da glândula mamária é causado principalmente por desequilíbrio hormonal. A causa desse desequilíbrio pode ser condições que bloqueiam os efeitos da testosterona ou reduzem a sua quantidade no organismo ou, ainda, uma condição que aumenta o nível de estrogênio.

Publicidade

Esse desequilíbrio hormonal pode ter várias causas. Mais da metade dos bebês do sexo masculino nascem com as mamas aumentadas devido aos efeitos do estrogênio da mãe, o que tende a desaparecer dentro de duas a três semanas após o nascimento. Alterações hormonais durante a puberdade podem causar inflamação do tecido mamário por seis meses a dois anos. Novo pico de aumento das mamas no sexo masculino ocorre novamente entre as idades de 50 e 69 anos. Pelo menos 1 em cada 4 homens nesta faixa etária são afetados.

Uma série de medicamentos podem causar ginecomastia; assim como drogas proibidas como anfetaminas; maconha; heroína e até bebidas alcoólicas. Anabolizantes usados em academia também podem ser a causa do aumento do tecido mamário. Algumas condições de saúde eventualmente causam Ginecomastia.

Considerando-se que os Fatores de Risco para Ginecomastia incluem a adolescência; o envelhecimento; o ganho de peso; o uso de certos medicamentos, de drogas ou várias condições de saúde, cerca de metade da população masculina sofre com o aumento das mamas em alguma etapa da vida.

A maioria dos casos de Ginecomastia regride sem tratamento. Mas quando o problema persiste, o tratamento cirúrgico pode ser a saída.

Publicidade

"A Lipoaspiração remove a gordura do peito, mas não o próprio tecido das glândulas mamárias. Ela é recomendada para os casos de Ginecomastia onde o tecido gorduroso é a causa principal da condição. Já a Mamoplastia Redutora é uma cirurgia que possibilita a remoção das glândulas mamárias em excesso e, por isso, é utilizada no tratamento de homens que apresentam aumento desse tecido mamário", explica o cirurgião plástico Marcelo Olivan.

Os procedimentos não são excludentes, ou seja, a Mamoplastia Redutora pode ser combinada com a Lipoaspiração para que os resultados sejam atingidos. Eles podem ser realizados com alta hospitalar no mesmo dia e os cuidados pós-operatório tendem a ser simples.

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se