Pfizer e BioNTech começam estudos de vacina contra Ômicron

Por volta de 1,4 mil pessoas participarão das avaliações

26 jan 2022 - 10h14
(atualizado às 10h23)

A Pfizer e a BioNTech anunciaram na terça-feira (25) que iniciaram uma avaliação clínica para testar uma vacina contra a variante Ômicron da Covid-19, que é altamente contagiosa.

Um paciente recebendo uma dose da vacina contra a Covid-19
Um paciente recebendo uma dose da vacina contra a Covid-19
Foto: AFP / Ansa - Brasil

De acordo com as empresas, os especialistas vão avaliar a segurança e a eficácia do produto. No geral, pelo menos 1.420 pessoas com idades entre 18 e 55 anos participarão dos testes da nova versão da vacina.

Publicidade

Os voluntários da ação foram divididos em três grupos. Os participantes do primeiro receberam duas doses do atual imunizante da Pfizer/BioNTech por volta de 90 e 180 dias antes da inscrição para os testes e ganharão uma ou duas doses da nova vacina contra a Ômicron.

O segundo conjunto, por sua vez, é composto por indivíduos que tomaram três doses da vacina atual no mesmo período dos membros do primeiro grupo (entre 90 e 180 dias) e vão receber uma outra dose do imunizante original ou uma do adaptado. Por fim, o terceiro tem pessoas que não foram vacinadas e que tomarão três doses do novo medicamento.

Kathrin Jansen, diretora de pesquisa de vacinas da Pfizer, afirmou que desenvolver e investigar imunizantes baseados nas variantes da Covid-19 "são essenciais" para que as pessoas "mantenham um alto nível de proteção".

A especialista ainda comentou que os dados atuais mostram que as doses de reforço do imunizante "fornecem alto nível de proteção contra quadros graves e hospitalização com a Ômicron". No entanto, ela reforçou a ideia do laboratório continuar preparado caso essa proteção "diminua com o tempo". .

Publicidade
  
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se