Ciclistas fazem ato em memória de homem atropelado na Cidade Baixa na noite desta terça-feira

Além da homenagem, o ato teve tom de cobrança por justiça

14 jan 2026 - 07h40

Um protesto por mais segurança no trânsito reuniu centenas de ciclistas, amigos e familiares na noite desta terça-feira (13), no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. A manifestação marcou um mês da morte de Carlos Leandro Trindade da Silva, de 51 anos, atropelado enquanto andava de bicicleta no cruzamento das ruas República e Lima e Silva, na madrugada de 14 de dezembro. Leandro ficou 16 dias internado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em 29 de dezembro.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Durante o ato, que durou cerca de uma hora e meia, os participantes instalaram uma "ghost bike" em um poste exatamente no local do atropelamento. O monumento simbólico serve como homenagem à vítima e alerta para a violência no trânsito.

Publicidade

Além da homenagem, o ato teve tom de cobrança por justiça. A família denuncia uma inconsistência no registro oficial da morte, já que a certidão de óbito aponta a causa como hemorragia em decorrência do período de internação, sem mencionar o atropelamento. Os parentes pedem a retificação do documento para que o motorista envolvido possa ser responsabilizado criminalmente, enquanto aguardam o avanço das investigações.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se