O que estão compartilhando: que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apareceria em uma foto ao lado de Jeffrey Epstein, financista norte-americano acusado de tráfico sexual, colocando a mão sobre a perna de uma criança. O post diz que "Trump é pedófilo".
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A imagem usada no post circula na internet pelo menos desde setembro de 2023. Ela não é real e foi gerada com o uso de inteligência artificial, como mostram diversos indícios presentes na publicação.
Os principais sinais de que a imagem é artificial estão nos membros superiores e inferiores das pessoas que aparecem nas imagens: Trump só tem a perna esquerda, a criança supostamente sentada no colo de Epstein tem apenas três dedos em uma das mãos, enquanto o próprio Epstein parece não ter nenhuma das pernas.
As pessoas ao fundo também têm deformações. O Verifica submeteu a imagem a duas ferramentas de detecção de uso de inteligência artificial - InVID e Hive Moderation - e ambas apontaram que a imagem foi criada digitalmente.
Saiba mais: Epstein foi um magnata do setor financeiro dos Estados Unidos acusado de tráfico sexual envolvendo menores. Ele foi preso em junho de 2019 e encontrado morto em sua cela no mês de agosto daquele mesmo ano. Um relatório do Departamento de Justiça dos Estados Unidos apontou que Epstein cometeu suicídio na cela.
O magnata tinha relações com bilionários e com figuras importantes da política, inclusive com o próprio Trump, o que vem gerando críticas sobre como o governo dos Estados Unidos lida com o caso. No último dia 17 de julho, Trump mandou divulgar os depoimentos do caso Epstein.
Imagem tem sinais de criação com IA
Trump já apareceu em outras imagens reais ao lado de Epstein, mas não é o caso da foto aqui investigada. Os indícios de que a imagem foi criada digitalmente ficam claros na própria cena. O Verifica fez uma busca reversa da imagem e chegou a outras publicações mais antigas e com o enquadramento mais aberto, que permite observar alguns detalhes.
Pernas dos personagens
Um dos principais indícios de que a imagem é falsa está nas pernas. Trump, claramente, aparece na imagem apenas com uma perna: a esquerda. Há um vazio entre o paletó e o local onde deveria haver a perna direita do atual presidente dos Estados Unidos.
Também faltam pernas a Epstein. Neste caso, as duas. A criança que aparece na imagem deveria estar sentada no colo do magnata, mas as únicas pernas que aparecem na imagem são as dela.
Dedos deformados
A criança colocada sobre o colo de Epstein apoia a mão esquerda sobre a própria perna. A mão parece ter apenas três dedos. Na mão direita de Trump, também parece faltar um pedaço do dedo indicador.
Ao fundo, uma mulher usando roupa branca segura um copo na palma da mão, que também parece deformada.
Problemas nos rostos
Outras pessoas que aparecem em segundo plano na imagem também têm rostos ligeiramente disformes, um problema ainda comum em imagens geradas com inteligência artificial. O rapaz de pé atrás de Epstein parece não ter um dos olhos, enquanto uma das mulheres ao fundo aparenta ter um queixo excessivamente longo - com duas bocas.
O Verifica submeteu a foto a duas ferramentas de detecção de uso de inteligência artificial, e ambas apontaram uso de IA. A Hive Moderation encontrou indícios de IA em 85,9% da imagem, enquanto a InVid apontou 90% de detecção de IA na foto.
Além do Brasil, o conteúdo manipulado circula nos Estados Unidos, França e até na Suécia, onde também foi desmentido.