Declaração de ativista na Times Square de que o 'islã deve entrar em todos os lares' é antiga

DISCURSO FOI FEITO EM 2023, MAS VOLTOU A CIRCULAR FORA DE CONTEXTO; NÃO HÁ RELAÇÃO COM ELEIÇÃO DO MUÇULMANO ZOHRAN MAMDANI PARA A PREFEITURA DE NOVA YORK

7 nov 2025 - 10h27

O que estão compartilhando: vídeo de uma pregação muçulmana na Times Square, em Nova York. O homem ao microfone diz que "A humanidade precisa fazer parte do Islã, e não vamos parar até que ela entre em todos os lares". Legenda sobreposta à imagem diz que "muçulmanos reivindicam Nova York para o Islã" e que o vídeo teria sido gravado após a eleição do democrata muçulmano Zohran Mamdani para a prefeitura da cidade.

Arte sobre captura de tela da postagem verificada
Arte sobre captura de tela da postagem verificada
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica apurou e concluiu que: está fora de contexto. O vídeo compartilhado no postagem é antigo. Trata-se do evento Taraweeh Prayers, que ocorreu em Nova York em março de 2023, mais de dois anos antes da eleição de Mamdani para a Prefeitura de NY.

Publicidade

Saiba mais: o político democrata Zohran Mamdani, de 34 anos, foi eleito prefeito de Nova York na terça-feira, 4, após derrotar o ex-governador Andrew Cuomo e o republicano Curtis Sliwa. Mamdani se torna o primeiro prefeito muçulmano de NY, o primeiro de ascendência sul-asiática e o primeiro nascido na África. Também é o mais jovem a ocupar o cargo em mais de um século.

A postagem que viralizou após a sua vitória não tem relação com a eleição. O vídeo compartilhado é antigo, registrado durante o evento Taraweeh Prayers, realizado na Times Saquare, em NY, em 25 de março de 2023. Taraweeh é uma oração noturna realizada durante o Ramadã.

É falso que o governo brasileiro tenha enviado 30 mil cabeças de gado para Cuba

Vídeo mostra maçãs de chocolate para o Natal na China, e não frutas para exportação

Publicidade

Quem faz o discurso no vídeo é o influenciador SQ, um dos organizadores do evento ao lado das organizações Muslims Giving Back e Droplets of Mercy, segundo o site The Siasat Daily.

Exatamente o mesmo vídeo que agora circula fora de contexto está disponível na internet desde daquele ano (aqui e aqui). No discurso, SQ diz que o Islã é a religião que toda a humanidade precisa seguir. "E nós não vamos parar até que ela entre em cada lar", afirma. Ele acrescenta: "Brooklyn deve ouvir. O Bronx deve ouvir. Queens deve ouvir", em referência a bairros de Nova York.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se