URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Por economia, RJ cogita trocar metrô por ônibus articulados

"Não falei que vou substituir, coloquei em discussão. Vivemos um momento de crise econômica grande no estado e no país", disse o governador

23 fev 2015 - 15h51
<p>Pane no metrô do Rio de Janeiro em 2013</p>
Pane no metrô do Rio de Janeiro em 2013
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Dificuldades financeiras levaram o governo do Rio de Janeiro a estudar a possibilidade de substituir a Linha 3 do metrô por corredores exclusivos de ônibus articulados (Bus Rapid Transit). O serviço foi planejado para atender às cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói com previsão de investimentos do governo federal.

Publicidade

"Não falei que vou substituir, coloquei em discussão. Vivemos um momento de crise econômica grande no estado e no país", disse o governador. Ele acrescentou que a população será ouvida, mas terá que esperar mais se quiser manter a expectativa de construção do metrô: "vamos discutir com com a comunidade. Se for o caso de dizerem não queremos, a gente espera ter recursos para fazer [as obras do metrô]".

RJ: motorista de ônibus diz ter sido ameaçado com arma
Video Player

O governador lamentou o fato de a economia do Rio de Janeiro "ser muito dependente" da Petrobras, e estimou que as perdas no setor devem retirar ao menos R$ 5 bilhões do caixa do governo estadual entre 2014 e 2015.

Pezão apresentou como argumentos a favor do BRT o fato de a obra demorar um ano e três meses para ficar pronta e custar um quinto do projeto original: "se pode na Barra e na Transcarioca, por que não poderia lá?", questionou.

Agência Brasil
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se