Temos todos que defender projeto constitucional de 1988, diz advogado-geral da União

Ele também afirmou que o 'País precisa de um Judiciário atento e um Ministério Público vigilante'

4 set 2026 - 12h34
(atualizado às 12h39)
Resumo
Durante cerimônia no Palácio do Planalto, o advogado-geral da União, Jorge Messias, defendeu a preservação da Constituição de 1988 e destacou a urgência de um Judiciário e Ministério Público vigilantes para combater as desigualdades históricas do país. A manifestação ocorreu em meio a uma crise no Supremo Tribunal Federal. Na ocasião, Messias também agradeceu à cúpula do Legislativo pela aprovação de medidas relacionadas a fundos do sistema de Justiça.
Jorge Messias teria se encontrado com Augusto Ferreira Lima, por intermediação de Jaques Wagner, indicam mensagens
Jorge Messias teria se encontrado com Augusto Ferreira Lima, por intermediação de Jaques Wagner, indicam mensagens
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou nesta sexta-feira (4) que todos têm que defender a constituição de 1988 e que o País precisa de um Judiciário atento e um Ministério Público vigilante. "Nós compreendemos que um País ainda tão marcado por traços coloniais e escravocratas, com profundas desigualdades, precisa de um Judiciário atento, estruturado, precisa de um Ministério Público vigilante, necessita de uma Defensoria Pública ativa e bem estruturada", afirmou.

As declarações foram feitas em cerimônia de sanção de medidas relacionadas a fundos do sistema de Justiça no Palácio do Planalto. A fala do advogado-geral da União ocorre em meio a uma grave crise no Supremo Tribunal Federal.

Publicidade

Ele agradeceu ainda pela aprovação dos projetos aos presidentes do Legislativo, citando os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Os dois primeiros estavam no Senado responsável por rejeitar a indicação de Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

"Faço uma saudação também ao senador Rodrigo Pacheco, que foi relator dos projetos e, de uma forma muito correta, construiu um texto ali de uma grande qualidade técnica", completou.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações