URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Temer aceita pedido de exoneração de ministro do Trabalho

Investigado por suspeita de fraudes, Helton Yomura prestou depoimento na superintendência da Polícia Federal nesta quinta-feira

5 jul 2018 - 21h43

Em nota à imprensa divulgada nesta quinta (5), o Palácio do Planalto informou que o presidente Michel Temer recebeu e aceitou o pedido de exoneração do ministro do Trabalho, Helton Yomura. "O presidente agradeceu sua dedicação à frente da pasta", diz a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

Um dos alvos da operação Registro Espúrio, deflagrada hoje (5) pela Polícia Federal (PF), o ministro Helton Yomura prestou depoimento na superintendência do órgão, em Brasília, acompanhado por seu advogado, e depôs por cerca de uma hora. Em nota, o advogado do ministro, César Caputo Guimarães, confirmou que, em função das investigações, Yomura está suspenso de suas funções no ministério e que todas as medidas jurídicas cabíveis estão sendo adotadas para reverter tal medida.

Publicidade
Ministro do Trabalho, Helton Yomura, deixa sede da Polícia Federal em Brasília 05/07/2018 REUTERS/Adriano Machado
Ministro do Trabalho, Helton Yomura, deixa sede da Polícia Federal em Brasília 05/07/2018 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

Deflagrada no dia 30 de maio para apurar a suspeita de fraudes no registro de sindicatos junto ao Ministério do Trabalho, a Operação Registro Espúrio deixou o Ministério temporariamente sem comando. A pedido da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, determinou o afastamento de Yomura.

Veja também:

Top Político: ministro do Trabalho pede demissão
Video Player
Agência Brasil
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações