O STF concluiu o processo contra Carla Zambelli, que foi condenada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal em um caso de 2022, somando agora duas condenações enquanto aguarda decisão de extradição na Itália.
Foi atualizado no sistema do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 30, que o processo que condena a deputada Carla Zambelli (PL-SP) pelo episódio em que perseguiu, armada, um homem em São Paulo, transitou em julgado. Isso significa que o processo foi concluído e não há mais espaço para recursos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Zambelli foi condenada em agosto por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal no caso ocorrido em 2022. A pena é de 5 anos e seis meses de prisão, em regime inicial semiaberto, e pagamento de multa equivalente a 400 salários-mínimos vigente na época dos fatos.
Com a conclusão do processo, agora a deputada soma duas condenações no STF: em maio, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão no âmbito da investigação que apura a invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com a acusação do Ministério Público, ela coordenou a invasão aos sistemas do Poder Judiciário com o objetivo de manipular dados oficiais, incluindo a emissão de um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
A deputada já está presa desde julho deste ano, mas na Itália, país para onde a parlamentar fugiu antes de terminar este primeiro processo. Ela aguarda decidirem se será extraditada ou não para cumprir pena no Brasil.