STF finaliza processo que condena Zambelli por perseguir homem com arma em SP

O caso aconteceu em 2022, quando a deputada do PL, armada, perseguiu um jornalista em um bairro nobre da capital paulista

30 out 2025 - 12h20
(atualizado às 12h53)
Resumo
O STF concluiu o processo contra Carla Zambelli, que foi condenada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal em um caso de 2022, somando agora duas condenações enquanto aguarda decisão de extradição na Itália.
Armada, Zambelli perseguiu um homem na véspera das eleições de 2022
Armada, Zambelli perseguiu um homem na véspera das eleições de 2022
Foto: Reprodução/X

Foi atualizado no sistema do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 30, que o processo que condena a deputada Carla Zambelli (PL-SP) pelo episódio em que perseguiu, armada, um homem em São Paulo, transitou em julgado. Isso significa que o processo foi concluído e não há mais espaço para recursos. 

Zambelli foi condenada em agosto por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal no caso ocorrido em 2022. A pena é de 5 anos e seis meses de prisão, em regime inicial semiaberto, e pagamento de multa equivalente a 400 salários-mínimos vigente na época dos fatos. 

Publicidade

Na ocasião, Zambelli perseguiu o jornalista Luan Araújo, empunhando uma arma de fogo, no bairro Jardins, na capital paulista, na véspera do segundo turno das eleições de 2022

STF forma maioria para condenar Zambelli mesmo após suspensão de julgamento
Video Player

Com a conclusão do processo, agora a deputada soma duas condenações no STF: em maio, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão no âmbito da investigação que apura a invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

De acordo com a acusação do Ministério Público, ela coordenou a invasão aos sistemas do Poder Judiciário com o objetivo de manipular dados oficiais, incluindo a emissão de um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.

A deputada já está presa desde julho deste ano, mas na Itália, país para onde a parlamentar fugiu antes de terminar este primeiro processo. Ela aguarda decidirem se será extraditada ou não para cumprir pena no Brasil.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se