Senadores cogitam condução coercitiva para Pazuello ir à CPI

Estadão revelou encontro entre ministro e general; agenda oficial indicava outro compromisso

6 mai 2021 - 18h09
(atualizado às 18h24)

Senadores propuseram, na tarde desta quinta-feira, 6, que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, general da ativa do Exército, seja alvo de condução coercitiva para depor perante a CPI da Covid.

Senadores citaram a medida após o Estadão revelar que Pazuello recebeu, na manhã desta quinta-feira, uma visita do ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência) no Hotel de Trânsito de Oficiais, onde supostamente estaria em isolamento depois de ter contato com dois servidores que contraíram a doença.

Publicidade

O argumento de que esteve em "contato direto" com dois servidores infectados foi usado por Pazuello oficialmente, em documento encaminhado pelo Exército, para não comparecer ao depoimento na CPI, agendado para quarta-feira, dia 5. Os senadores então deram um voto de confiança e adiaram o depoimento para 19 de maio.

O ministro Eduardo Pazuello foi fotografado sem máscara em shopping de Manaus
O ministro Eduardo Pazuello foi fotografado sem máscara em shopping de Manaus
Foto: Reprodução/Twitter / Estadão Conteúdo

No entanto, como revelou o Estadão, Pazuello não manteve medidas de isolamento e se reuniu com Onyx, que foi escalado como articulador da estratégia de defesa do governo Jair Bolsonaro na CPI.

"O ministro Onyx resolveu correr o risco de visitar o senhor Eduardo Pazuello no dia de hoje. Estranho. Ele informou a essa CPI que estava infectado com a covid-19 (na verdade, o ex-ministro disse que manteve contato com duas pessoas infectadas). Me parece que é uma infração sanitária", disse o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Indignado, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), repetia na mesa da CPI: "Condução coercitiva". O senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que é delegado de polícia, concordou: "No processo penal, isso é condução coercitiva."

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações