Senado flexibiliza acesso em meio à onda de casos da Ômicron no País

27 jan 2022 - 18h30

Apesar do avanço da variante Ômicron e do recorde de casos de covid-19 no Brasil, o Senado decidiu flexibilizar o acesso de visitantes e diminuir o tempo de quarentena para parlamentares e senadores infectados com o novo coronavírus e casos suspeitos da doença. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), restringiu o afastamento dos trabalhos para senadores e servidores que testaram positivo para a covid-19 e ainda reduziu o período de 14 para sete dias. Para casos suspeitos e para quem estiver com sintomas da doença, o afastamento não será automático e só poderá ser dado com atestado médico.

O ato revogou dispositivos de uma norma assinada em 2020 que determinava afastamento administrativo para senadores e servidores que tenham mantido contrato próximo com casos suspeitos ou confirmados de covid-19, além de anular outro dispositivo que determinava tratamento conforme critério médico para quem apresentou sintomas respiratórios ou febre.

Publicidade

Visitantes poderão acessar o Senado, sem limitação de número de pessoas, para audiências com senadores e participação em audiências públicas. Pacheco também derrubou a necessidade de visitantes preencherem um formulário para declarar que não sentiram sintomas nas últimas 24 horas nem tiveram contatos com pessoas infectadas nos últimos sete dias. A medição de temperatura corporal na entrada foi mantida.

Na quarta-feira, 26, o Brasil registrou 606 novas mortes pela covid-19, o maior número de óbitos na média móvel desde 20 de outubro, e 219.878 novos casos - com média móvel de 161.870 - novo recorde de infecções pelo nono dia seguido. A redução do período de quarentena para infectados pelo novo coronavírus divide cientistas, mas foi adotada recentemente pelo Ministério da Saúde.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se