É enganoso que o registro provisório de ausência no site do TSE para quem votou indique fraude nas urnas. A Justiça Eleitoral esclareceu que os dados de comparecimento do primeiro turno ainda estão em análise, com prazo de processamento até 11 de outubro. Para evitar desinformação e esclarecer que a mensagem anterior não era definitiva, o tribunal alterou o status da consulta para "em processamento", e a certidão de quitação eleitoral pela internet voltará a ser emitida no dia 12.
O que estão compartilhando: pessoas que votaram no primeiro turno das eleições, em 4 de outubro, e receberam o comprovante do mesário aparecem como ausentes no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação "faltou" exibida na consulta seria indício de possível irregularidade no sistema das urnas eletrônicas.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O TSE esclareceu no final da tarde desta terça, 6, que os dados de comparecimento e ausência no pleito do último domingo ainda estão em análise. O processamento dos arquivos do primeiro turno das eleições tem prazo até 11 de outubro para ser finalizado. Segundo a Justiça Eleitoral, a mensagem até então exibida, que originou os boatos, não era um "status definitivo". O informe foi alterado para "em processamento". Uma consulta feita pelo Verifica na manhã desta quarta-feira, 7, confirmou a mudança na classificação.
Saiba mais: durante e após o encerramento do pleito, diferentes alegações sobre supostas irregularidades começaram a circular nas redes sociais. Entre outras, foi afirmado que votos confirmados na urna não teriam sido validados, apesar do recibo da presença. O tom das postagens foi o da desconfiança no processo de votação eletrônica.
A Justiça Eleitoral afirmou em nota que a mensagem "faltou" que apareceu no serviço de justificativa eleitoral não significa que o eleitor não votou. E que, para conferir maior clareza, a resposta que agora aparece no serviço de justificativa eleitoral foi alterada para "em processamento".
O TSE explicou ainda que entre as informações inseridas nesse processo dos arquivos, a ser finalizado até 11 de outubro, estão dados sobre comparecimento, ausências, justificativas e presença de mesários. É o que determina o cronograma operacional do Cadastro Eleitoral, previsto na Resolução 23.750/2026.
A norma também prevê que no dia 12 de outubro será retomada a emissão da certidão de quitação eleitoral pela internet e pelo e-título. Quem precisar do documento antes poderá solicitá-lo em um cartório eleitoral.
A consulta feita pelo Verifica sobre a votação do primeiro turno (veja aqui o caminho) comprovou a nova informação no site do TSE, como mostra a imagem abaixo.
A equipe do Verifica analisou outros boatos que circulam relacionados às eleições de 2026. Entre outros, reportou que falha técnica interrompeu a divulgação dos votos para presidente, mas não a apuração. Também apontou ser falso que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça tenha alterado locais de votação para prejudicar Lula. Mostrou ainda não ser verdade que o também ministro do STF Gilmar Mendes segurava um telefone celular diante da urna, infringindo a legislação eleitoral, e que Lula jogou a bandeira do Brasil no chão após registrar seu voto.
É verdadeiro o vídeo de menino segurando arma em comemoração de bolsonaristas; polícia investiga
Colinha distribuída em seção de Camaçari estava em branco, sem indicação de partidos