Procedimento de Bolsonaro transcorreu de acordo com o previsto, diz médico

Médico cardiologista Brasil Caiado deu declaração em entrevista coletiva após a cirurgia do ex-presidente

25 dez 2025 - 14h42
(atualizado às 14h53)
Resumo
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro para correção de hérnia inguinal transcorreu sem intercorrências, e ele já está em recuperação, com previsão de alta em cinco a sete dias.
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, vai ser internado nesta quarta-feira, 24
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, vai ser internado nesta quarta-feira, 24
Foto: Wilton Júnior/Estadão / Estadão

O médico-cirurgião Cláudio Birolini, que conduziu a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar uma hérnia inguinal bilateral, afirmou que o procedimento "transcorreu de acordo com o previsto" e foi concluída sem intercorrências. As declarações ocorreram em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 25, junto ao cardiologista Brasil Caiado.

"O procedimento cirúrgico realizado hoje ocorreu de acordo com o previsto", declarou. "O presidente tinha uma hérnia que a gente chama do tipo misto, era uma hérnia direta e indireta. Foi corrigida", afirmou.

Publicidade

Segundo o cirurgião, o procedimento ocorreu sem nenhuma intercorrência. Bolsonaro já está acordado e já foi levado ao quarto. Birolini disse que o presidente já está falando normalmente.

De acordo com os médicos, a recuperação de Bolsonaro deve durar de cinco a sete dias. Nos próximos dias, os cuidados estarão voltados para analgesia, fisioterapia e profilaxia. Ao longo da internação, Birolini disse considerar pedir para que Bolsonaro repita uma endoscopia.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se