Planalto nega telefonema entre Lula e Jeffrey Epstein citado em e-mail de 2018

Epstein, condenado por tráfico sexual de menores, afirmou que conversou com Lula e elogiou Bolsonaro

14 nov 2025 - 17h19
(atualizado às 17h22)
Planalto negou qualquer ligação entre Epstein e Lula
Planalto negou qualquer ligação entre Epstein e Lula
Foto: Rick Friedman/Rick Friedman Photography/Corbis via Getty Images e Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O Palácio do Planalto negou, nesta sexta-feira, 14, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha participado de uma ligação telefônica com o financista americano Jeffrey Epstein em 2018. A suposta conversa é citada em uma troca de e-mails encontrada entre mais de 20 mil páginas de documentos divulgados na quarta-feira, 12, pelo Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos.

Segundo esses arquivos, Epstein escreveu que teria falado com Lula por telefone enquanto o presidente esteve preso, em uma chamada intermediada pelo linguista e ativista Noam Chomsky. "Chomsky me ligou com Lula. Da prisão. Que mundo", escreveu ao destinatário, que não foi revelado.

Publicidade

O destinatário, por sua vez, afirmou "Diga a ele que o meu cara vai vencer no primeiro turmo", uma referência ao então candidato Jair Bolsonaro. Noam Chomsky esteve com Lula em Curitiba um dia antes da troca de mensagens, em 20 de setembro de 2018.

Questionado, o governo negou. "Essa informação não procede. A citada ligação telefônica nunca aconteceu", afirmou o Planalto em nota ao Terra.

No mesmo diálogo, Epstein elogia Bolsonaro, dizendo que "Bolsonaro é o cara".

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se