A maioria dos imóveis lançados e vendidos em São Paulo tem até 45 m², menor que a cela ocupada por Jair Bolsonaro na Papudinha, que possui 54,7 m² internos e totaliza 64,7 m² com espaço externo.
A maioria dos imóveis lançados e vendidos na cidade de São Paulo tem até 45 metros quadrados (m²). Ou seja, são menores que a cela em que o ex-presidente Jair Bolsonaro está preso na Papudinha, em Brasília. Isso é o que mostra o levantamento mais recente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP), com dados de novembro de 2025.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o levantamento, 53% das unidades lançadas e 67% das vendas ocorridas naquele mês de imóveis residenciais tinham entre 30 e 45 metros quadrados.
A cela de Bolsonaro, sozinha, tem 54,7 m². Considerando ainda o espaço externo, o ex-presidente tem à disposição o total de 64,7 m².
Ou seja, se a cela de Bolsonaro fosse um apartamento, ela se enquadraria na faixa dos imóveis entre 45 e 65 m², que representam apenas 4% dos lançamentos em novembro e 5% das vendas.
Bolsonaro está preso na sala de Estado-Maior, no 19º Batalhão de Polícia Militar (PMDF) no Complexo Penitenciário da Papuda. O espaço é conhecido como Papudinha e é destinado à prisão de policiais e pessoas politicamente expostas.
Essa sala comporta quatro pessoas, mas será usada exclusivamente pelo ex-presidente, segundo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Papudinha
Outros condenados pela tentativa de golpe de Estado também cumprem pena na Papudinha, como é o caso do ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo Bolsonaro, Silvinei Vasques, condenado por integrar o núcleo de gerência do plano e por usar a corporação para interferir nas eleições. O policial federal e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, é outro que está preso no local.
O edifício tem capacidade para 60 pessoas. São oito celas que geralmente acomodam mais de um detento em uma espécie de “alojamento” – com banheiro, água quente, uma área de descanso, copa e um depósito.
Imagens aéreas mostram que a Papudinha conta também com um campo de futebol e um heliponto. Embora não sejam permitidos eletrodomésticos no Batalhão nem na Papuda, é possível que presos tenham um frigobar e uma televisão, desde que sejam doados pelos familiares.
A Papuda foi inaugurada em janeiro de 1979 e se trata de uma área de segurança máxima erguida no Distrito Federal. A Papudinha fica no centro do complexo.