O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou neste domingo, 14, o conservador José Antonio Kast pela vitória na eleição presidencial no Chile. Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula felicitou o presidente eleito e o povo chileno pela participação em um processo eleitoral que classificou como "democrático, transparente e ordenado".
"Cumprimento José Antonio Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado", escreveu o presidente brasileiro. Lula também desejou "pleno êxito" a Kast no futuro mandato.
Na publicação, o chefe do Executivo afirmou ainda que o Brasil pretende manter e aprofundar a relação com o novo governo chileno. "Seguiremos trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz", disse.
Kast foi eleito presidente do Chile neste domingo ao derrotar no segundo turno a candidata governista Jeannette Jara, do Partido Comunista. Com 99% das urnas apuradas, o conservador obteve 58,2% dos votos, contra 41,8% da adversária. Com o resultado, a direita volta ao poder no país após quatro anos de governo de esquerda liderado por Gabriel Boric.
Fundador do Partido Republicano, Kast, de 59 anos, será o primeiro presidente chileno a assumir declaradamente sua admiração pelo ditador Augusto Pinochet. Durante a campanha, concentrou seu discurso em promessas de linha dura contra o crime, combate à imigração irregular e restauração do que chama de "Estado de Direito".
A posse do presidente eleito está marcada para 11 de março, quando se encerra o mandato de Boric. Até lá, os dois governos conduzirão o processo de transição. Kast já recebeu felicitações de líderes regionais e internacionais, em um movimento que sinaliza o início do reposicionamento político do Chile no cenário sul-americano.