Lula sobre encontro com Levitsky: 'É importante ouvir vozes que defendem a democracia'

Presidente teve encontro com cientista político dos EUA que escreveu livro sobre como as democracias morrem

13 ago 2025 - 22h22

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou no X, nesta quarta-feira, 13, um registro do encontro com o cientista político Steven Levitsky, que ocorreu na manhã. Segundo o presidente, é importante ter contato com "vozes que defendem a democracia".

"Em momentos onde o extremismo tenta subverter os princípios básicos da sociedade brasileira, inclusive o voto popular, é sempre importante ouvir vozes que defendem a democracia", afirmou Lula.

Publicidade

Na publicação, o presidente citou o inquérito da tentativa de golpe de Estado entre 2022 e 2023, que é julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Lula, o grupo político que perdeu as eleições de 2022, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tinha plano de assassinar autoridades e a trama culminou nos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Em palestra no Senado na terça-feira, 12, o escritor americano, autor dobest-seller "Como as Democracias Morrem", afirmou ser "irônico" o fato de o governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, punir o Brasil por "fazer o que os americanos deveriam ter feito".

"A grande ironia é que os Estados Unidos estão punindo o Brasil hoje por fazer o que os americanos deveriam ter feito. Como cidadão americano, eu sinto vergonha dessa situação", disse, durante seminário em Brasília.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se