Lula diz que agora tem o telefone de Trump e que irá ligar 'toda vez que tiver uma dificuldade'

Além do fim da taxação, o petista quer negociar a suspensão de punições estabelecidas por Trump a autoridades brasileiras

27 out 2025 - 10h25
(atualizado às 13h24)
Resumo
Lula afirmou que possui o telefone de Donald Trump e que pretende dialogar frequentemente com o presidente dos EUA para tratar de questões bilaterais, destacando otimismo em futuras negociações.
Lula chama Moraes de 'presidente' em coletiva sobre encontro com Trump
Video Player

Apesar de não ter chegado a um acordo com o presidente estadunidense Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou otimista com os próximos passos na relação entre os dois. A jornalistas, nesta segunda-feira, 27, em agenda na Malásia, o petista disse que tem o telefone de Trump e que deve telefonar para ele "toda vez que tiver uma dificuldade". 

"Não era possível, nem vocês acreditavam, que em uma única conversa nós poderíamos resolver os problemas. O que nós estabelecemos é uma régua de negociação", declarou Lula, que complementou que equipes montadas por cada governo vão fazer a negociação, mas os dois presidentes também estarão em comunicação constante. 

Publicidade
Lula e Trump se reuniram no último domingo, 26, enquanto cumprem agenda na Ásia
Lula e Trump se reuniram no último domingo, 26, enquanto cumprem agenda na Ásia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

"Ele tem o meu telefone, eu tenho o telefone dele. Nós vamos colocar nossas equipes para negociar. A minha equipe é de alto nível. É o  [Geraldo] Alckmin, o [Fernando] Haddad e o Mauro Vieira. E nós queremos negociar", disse.

O presidente frisou ainda que não está focado em negociar apenas o fim da taxação. "Queremos negociar o fim das punições aos nossos ministros da Suprema Corte, o fim da punição contra o ministro [Alexandre] Padilha e a sua filha, e nós queremos negociar a taxação", afirmou.

Lula disse ter dado um documento a Trump com tudo o que o gostaria de negociar. Nesse texto, ele teria destacado que os EUA possuem superávit comercial com o Brasil. "Não foram apenas palavras,ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer. E eu acho que nós vamos fazer um bom acordo", finalizou o presidente brasileiro.

Lula diz que estabeleceu 'regras' com Trump para desentendimentos
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se