Governo leva ao Congresso pacote de medidas anticorrupção

Partes das propostas já tramitavam no Congresso; pacote foi apressado após protestos

17 mar 2015 - 19h30
(atualizado às 19h42)
<p>Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 26/2/2015</p>
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 26/2/2015
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, entregou nesta terça-feira ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), um pacote de propostas de medidas contra a corrupção e a impunidade. A promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff foi apressada após as manifestações do último domingo contra seu governo e será anunciada amanhã.

No ano passado, Dilma tentou responder às denúncias de corrupção na Petrobras com a promessa de um pacote que incluía a criminalização do caixa dois em campanhas eleitorais e apressar o julgamento de políticos com foro privilegiado. Partes das propostas já tramitavam no Congresso.

Publicidade
"É necessário uma reforma política", diz ministro da Justiça
Video Player

Numa prática pouco comum no governo Dilma, Cardozo levou o conjunto de medidas ao Congresso antes de anunciá-las. A petista é criticada pela falta de diálogo mesmo com sua própria base aliada ao tomar decisões.

“Há uma clara propensão do governo ao diálogo e neste momento é muito importante que façamos o diálogo com as forças políticas, sejam elas governistas, sejam elas oposicionistas”, disse Cardozo, após reunião com Renan.

O peemedebista disse que considerou o pacote “muito bom” e lembrou que o Senado votou medidas contra a corrupção após as manifestações de junho de 2013. “É importante o protagosnismo do governo para que esse pacote ande na Câmara”, disse.

Publicidade
Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se