O governo Lula distribuiu bonés com o slogan "Brasil Soberano" durante o desfile de 7 de Setembro, em resposta ao lema de Donald Trump, reforçando o discurso de soberania nacional.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) distribuiu neste domingo, 7, bonés com a frase “Brasil Soberano” ao público que acompanhou o desfile cívico-militar da Independência, em Brasília. Os acessórios, nas cores azul, amarela e branca, traziam na parte frontal o mote da soberania, além da data do 7 de Setembro e a logomarca do governo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O item surgiu no começo do ano como resposta ao slogan “Make America Great Again”, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e ganhou espaço dentro do Planalto após ministros e o próprio Lula aparecerem usando versões do boné em diferentes ocasiões. Mais recentemente, ganhou força após o tarifaço imposto por Trump.
Além dos bonés, foram distribuídas bandeiras personalizadas com o mesmo lema, reforçando o discurso de soberania adotado pelo governo após a imposição de tarifas de importação por Trump em julho.
Em 26 de agosto, durante uma reunião entre ministros no Planalto, alguns foram vistos usando um boné azul com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. O adereço, na época, foi uma cortesia do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira.
O acessório foi uma criação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, como resposta ao slogan de Donald Trump, “Make America Great Again”. Aliados de Lula passaram a usar a versão brasileira do boné durante a eleição do Senado, em 1º de fevereiro.
Três dias depois, Lula foi visto usando o mesmo boné azul com letras brancas em um post nas redes sociais. Ele voltou a usar o acessório em julho, durante o 1º ato público após Trump anunciar o tarifaço sobre produtos brasileiros.