Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 16, aponta que 55% dos entrevistados avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria disputar um novo mandato no próximo ano. Em novembro, 59% eram contrários à candidatura do petista, o que representa uma queda de quatro pontos porcentuais.
Outros 43% defendem que o presidente seja candidato em 2026. Na pesquisa anterior, eram 38% - ou seja, um aumento de 5 pontos porcentuais. Já 2% disseram não saber ou preferiram não responder.
A resistência é mais acentuada fora do campo lulista. Entre os eleitores independentes - que não se identificam nem com a direita nem com a esquerda - 64% afirmam que Lula não deveria concorrer, ante 69% na pesquisa anterior.
Já entre a direita, tanto a bolsonarista quanto a não bolsonarista, o entendimento é praticamente consensual: 88% e 92%, respectivamente, se posicionam contra uma tentativa de reeleição do presidente.
Ainda segundo o levantamento, 56% avaliam que Lula não merece continuar como presidente, enquanto 41% dizem que sim.
A pesquisa ouviu presencialmente 2.004 brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.