Entre vaias e aplausos, Cabral vota confiante em vitória de Paes

7 out 2012 - 12h58
Cirilo Junior
Direto do Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse neste domingo estar confiante na vitória de Eduardo Paes (PMDB) já no 1° turno. Para Cabral, o atual prefeito do Rio foi aprovado pela população "com louvor" e terá um grande resultado nas urnas. "O Rio deu uma virada extraordinária. Vamos ter, se Deus quiser, um grande resultado, que é fruto da competência do Eduardo, da sua capacidade de dialogar com a sociedade", declarou, depois de votar em Copacabana, na zona sul do Rio.

Ele ainda sambou, cantou e agradeceu aos moradores pela vitória
Ele ainda sambou, cantou e agradeceu aos moradores pela vitória
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Publicidade

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Cabral chegou para votar por volta das 11h30, acompanhado da mulher, Adriana Ancelmo, e dos filhos Thiago e Mateus, e provocou manifestações, ainda que tímidas, de pessoas que passavam pelo local. Um simpatizante do Psol começou a vaiar o governador, mas ao mesmo tempo outras pessoas começaram a aplaudi-lo. Ao sair do local de votação, algumas pessoas gritaram "corrupto" e "ladrão" para Cabral, e também houve manifestações de apoio ao peemedebista.

Sobre as eleições, Cabral disse que o Brasil está celebrando uma "maturidade" em relação ao processo democrático. Para o governador, o Brasil é líder na América Latina na questão da transparência eleitoral, e uma referência no mundo.

Questionado sobre a presença de tropas federais para garantir a segurança em algumas favelas do Rio, Cabral preferiu não polemizar, e afirmou que a presença de homens das Forças Armadas é "muito bem vinda". Segundo o governador, as tropas dão garantias de um "processo democrático limpo".

"Nunca enganamos a população. Esse processo não se reverte de uma hora para outra. Ainda há áreas onde o domínio territorial tem a presença do poder paralelo. Vamos continuar nesse processo de pacificação, recuperando todas as áreas da cidade para a população. Enquanto isso, a presença de tropas federais é importante", comentou.

Cabral desconversou quando foi perguntado sobre planos futuros. Ao ser indagado especificamente se tinha planos de concorrer à presidência da República, ressaltou que a presidente Dilma Rousseff é sua candidata para 2014.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Publicidade
Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações