É falso que votação em Brasília tenha tido mesmo número de votos em todas as zonas eleitorais

VÍDEO VIRAL MOSTRA APENAS DADOS DE ÁREA ONDE LULA VENCEU FLÁVIO NA CAPITAL FEDERAL

30 out 2026 - 15h30
Resumo
É falsa a alegação de que Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro tiveram o mesmo número de votos em todas as zonas eleitorais de Brasília. Um vídeo viral usou dados reais apenas da 1ª zona no segundo turno (32.714 votos para Lula e 29.764 para Flávio) como se fossem gerais. A checagem confirmou que os números variaram nas 19 zonas da capital, onde Flávio venceu na maioria e no cômputo geral de ambos os turnos, enquanto Lula superou o rival apenas na zona 14 e, na etapa final, também na zona 1.

O que estão compartilhando: que todas as zonas eleitorais de Brasília (DF) tiveram o mesmo número de votos para os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL).

Dados do TSE mostram que votação não se repetiu em nenhuma das zonas, nem no 1º nem no 2º turno
Dados do TSE mostram que votação não se repetiu em nenhuma das zonas, nem no 1º nem no 2º turno
Foto: Reprodução/Instagram / Estadão

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Lula e Flávio não repetiram o mesmo número de votos em nenhuma das 19 zonas eleitorais de Brasília, nem no primeiro, nem no segundo turno. O vídeo mostra uma pessoa consultando a votação dos dois candidatos no site de Resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e supostamente encontrando, em todas as consultas, o mesmo número de votos: 32.714 para Lula e 29.764 para Flávio.

Publicidade

Esta, contudo, é a votação da 1ª zona eleitoral de Brasília registrada no segundo turno. O Verifica buscou a votação em todas as outras 18 zonas da capital federal e os números são diferentes.

Saiba mais: O app Resultados, do TSE, permite uma busca pela votação dos candidatos em cada uma das zonas eleitorais pelo Brasil. Ao abrir os dados de uma zona, é possível fazer a consulta pelo 1º ou 2º turno.

No 1º turno, Flávio venceu em 18 das 19 zonas eleitorais da capital federal. Lula foi o candidato mais votado apenas na zona 14, onde obteve 45.764 votos (49,85%), contra 36.650 (39,92%) para Flávio. Também foram votados nesta zona no 1º turno os candidatos Escritor Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo), Samara (UP), Hertz Dias (PSTU), Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Veterinário Wilson Grassi (Democrata) e Rui Costa Pimenta (PCO).

Já no segundo turno, Lula manteve a vitória na zona 14, com 52.242 votos (56,33%) contra 40.495 para Flávio (43,67%). Ele também conseguiu virar na zona 1. Lá, obteve os 32.714 votos válidos que aparecem no vídeo viral (52,36%), contra 29.764 votos para Flavio (47,64%).

Publicidade

Considerando todas as 19 zonas de Brasília, Flávio foi mais votado tanto no primeiro quanto no segundo turno. Na primeira rodada, Flávio obteve 909.616 votos (51,31%), contra 675.627 votos para Lula (38,11%). Na segunda, Flávio recebeu 979.542 votos (54,28%), contra 825.224 para Lula (45,72%).

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se