Davi Alcolumbre condena ocupação do Congresso: 'alheio aos princípios democráticos'

Em nota, o presidente do Senado afirmou que realizará reunião de líderes para que as atividades sejam retomadas

5 ago 2025 - 18h58
(atualizado às 20h52)
Alcolumbre chama de ‘arbitrária’ ocupação bolsonarista no congresso: ‘Alheio aos princípios democráticos’
Video Player

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), classificou nesta terça-feira, 5, como "arbitrária, inusitada e alheia aos princípios democráticos" a ocupação das mesas diretoras do Congresso por parlamentares aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato é um protesto contra a prisão domiciliar imposta a Bolsonaro pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Líder do PL diz que oposição vai fazer ‘rodízio’ até de madrugada para impedir sessões no Congresso
Video Player

Desde o início do dia, senadores e deputados da oposição ao governo Lula tomaram os assentos de onde são conduzidas as sessões da Câmara e do Senado, prometendo obstruir as votações enquanto suas demandas não forem atendidas. Entre os pedidos, estão a votação de um projeto que concede anistia a condenados pelos atos de 8 de Janeiro e a análise de um pedido de impeachment contra Moraes.

Publicidade
Em nota em nome do Congresso, Davi Alcolumbre defende Judiciário e soberania nacional
Em nota em nome do Congresso, Davi Alcolumbre defende Judiciário e soberania nacional
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado / Estadão

Em nota, Alcolumbre ressaltou que o Congresso "tem obrigações com o país na apreciação" de projetos "essenciais ao povo brasileiro" e fez um apelo à retomada do diálogo.

Deputado chama a atenção ao usar esparadrapo até nos olhos e nas orelhas em obstrução na Câmara
Video Player

"Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população", declarou.

Com fitas na boca, deputados da oposição fazem ‘obstrução total’ e pedem ‘anistia’ após prisão de Bolsonaro
Video Player

O presidente do Senado também informou que convocará uma reunião de líderes partidários para buscar uma saída que permita o retorno das atividades legislativas. Segundo ele, o objetivo é que "o bom senso prevaleça" e que o Congresso volte a funcionar dentro da normalidade.

‘Desespero’ e ‘vergonha’: obstrução da oposição causa bate-boca entre deputados na Câmara
Video Player

Confira a nota na íntegra:

"O Parlamento tem obrigações com o país na apreciação de matérias essenciais ao povo brasileiro. A ocupação das Mesas Diretoras das Casas, que inviabilize o seu funcionamento, constitui exercício arbitrário das próprias razões, algo inusitado e alheio aos princípios democráticos.

Publicidade

Faço, portanto, um chamado à serenidade e ao espírito de cooperação. Precisamos retomar os trabalhos com respeito, civilidade e diálogo, para que o Congresso siga cumprindo sua missão em favor do Brasil e da nossa população.

Realizarei uma reunião de líderes para que o bom senso prevaleça e retomemos a atividade legislativa regular, inclusive para que todas as correntes políticas possam se expressar legitimamente em sessões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados."

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações