Comunicação de óbitos ao INSS deverá ser feita pela internet

23 mar 2010 - 15h29

As mortes ocorridas em todo o País deverão ser comunicadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) via internet. Isso é o que prevê um projeto de lei que entrará na pauta de amanhã da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, conforme informou a Agência Senado.

O projeto PLS 245/07, de autoria do senador Renato Casagrande (PSB-ES), tem como objetivo evitar fraudes e agilizar o repasse de dados sobre óbitos. Se aprovado, as comunicações via internet deverão ser feitas pelos Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais.

Publicidade

As fraudes acontecem, por exemplo, quando se mantém o pagamento de benefícios destinados a aposentados que já morreram. Ao apresentar o projeto, em 2007, Renato Casagrande alegou que essas irregularidades "ocorrem, sobretudo, em virtude da deficiência no envio das informações ao INSS". Citando dados fornecidos pelo governo, ele diz que, em 2003, quando houve o recadastramento de parte dos aposentados, teriam sido gastos cerca de R$ 3,2 bilhões com o pagamento de benefícios irregulares.

O senador lembra que a lei obriga esses cartórios a comunicar o INSS até o dia dez de cada mês sobre o registro de óbitos ocorridos no mês imediatamente anterior. Mas ele ressalta que isso "não tem sido suficiente para a solução do problema".

No texto que apresentou em 2007, Casagrande afirma que há um impasse entre os Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e o Ministério da Previdência Social: "de um lado, os titulares dos cartórios afirmam que vêm cumprindo seu dever de envio regular de informações sobre o número de óbitos registrados; de outro, o INSS os acusa de não cumprirem o disposto na Lei".

Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defende a aprovação da proposta e argumenta que a internet é um meio de comunicação "menos oneroso, mais rápido, seguro e de grande eficácia". Esse projeto de lei não inclui os cartórios que estejam em locais sem acesso à internet.

Publicidade

Antes de chegar à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o texto já havia sido aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se for aprovado na CAS, onde será votado em decisão terminativa, a matéria deverá ser enviada à Câmara dos Deputados.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações