Bruno Covas piora e está em estado grave, diz TV

Prefeito de São Paulo está internado em uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês

14 mai 2021 - 18h29
(atualizado às 20h07)
Bruno Covas teve o tumor na junção entre o esôfago e o estômago diagnosticado em outubro de 2019
Bruno Covas teve o tumor na junção entre o esôfago e o estômago diagnosticado em outubro de 2019
Foto: Governo do Estado de São Paulo / BBC News Brasil

O estado de saúde do prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) "piorou muito" e seu caso é considerado gravíssimo, informou o apresentador Datena durante o programa Brasil Urgente, da Band, nesta quarta-feira, 14. 

"As fontes que eu tenho diretas me disseram que ele piorou e muito. A situação é grave (...) a situação dele é gravíssima", detalhou o apresentador.

Publicidade

Segundo Datena, Covas se encontra internado em uma unidade semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Histórico

Na semana passada, Bruno Covas iniciou tratamento com radioterapia para tentar controlar um sangramento residual detectado em seu estômago, uma complicação que surgiu enquanto o prefeito tratava de um metastático que atinge o sistema digestivo e os ossos.

Na ocasião, Covas havia feito uma endoscopia que "evidenciou discreto sangramento residual no estômago". Foi um sangramento na interligação entre o estômago e o esôfago - local onde um de seus três primeiros tumores foi detectado - que o havia feito precisar ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Esse primeiro sangramento havia sido controlado no próprio exame, mas o prefeito foi para o centro de cuidado intensivo para se recuperar.

Publicidade

Uma nova endoscopia, porém, revelou que havia ponto de hemorragia. "Desta forma, foi iniciado tratamento local com radioterapia para controle deste sangramento", informou o boletim médico à epoca.

Com o tratamento, Covas parece ter tido uma melhora, já que publicou uma foto sorridente durante o Dia das Mães. “Continuo a lutar aqui no hospital. Sem baixar a cabeça e sem perder minha motivação. Muita força, foco e fé. E espero logo estar junto de vocês para agradecer por todo carinho. Feliz Dia das Mães e bom domingo!”, escreveu.

Ao longo da semana, Bruno Covas até recebeu visitas de políticos, como o governador do Estado João Doria, em seu quarto de hospital.

Luta contra o câncer

Desde que o primeiro sangramento foi detectado, Covas teve de interromper o tratamento contra os tumores que atingem o fígado, a bacia e a coluna. Ele vinha se submetendo a um procedimento que combinava sessões de quimioterapia e radioterapia. Esse tratamento ainda não tem data para ser retornado.

Publicidade

Covas descobriu que tinha câncer em outubro de 2019, inicialmente na cárdia (a ligação entre o esôfago e o estômago), no fígado e em gânglios linfáticos. O tratamento fez com que parte dos tumores diminuíssem. Neste ano, após piora, os médicos detectaram os novos pontos tumorais.

Veja também: 

Orçamento secreto: Governador do DF destina R$ 7 milhões para onde tem fazendas
Video Player
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se