Bolsonaro ainda tem crise de soluço após cirurgia, diz Carlos

Ex-presidente está internado desde quarta-feira passada no hospital DF Star, em Brasília

30 dez 2025 - 11h31
(atualizado às 12h42)
Resumo
Jair Bolsonaro segue internado no hospital DF Star em Brasília, enfrentando crises de soluço mesmo após procedimentos médicos; ele iniciou tratamento para apneia do sono e deve receber alta em 1º de janeiro, retornando à custódia da Polícia Federal.
Bolsonaro ainda tem crise de soluço após cirurgia, diz Carlos
Video Player

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue tendo crise de soluços mesmo após passar por um novo procedimento para colocar um fim nas contrações, segundo Carlos Bolsonaro, que acompanhou o pai durante a noite desta terça-feira, 30. Em publicação na rede social X, o ex-vereador afirmou que seu pai iniciou o tratamento para apneia do sono na última noite e está em fase de adaptação.

"Dormi com meu pai esta noite (terça-feira, 30). Ele iniciou o tratamento para apneia do sono com aparelho próprio e está em fase de adaptação. Sua flora digestiva apresenta boa evolução após as novas cirurgias de hérnias realizadas no último dia 25, e sua pressão segue sendo monitorada após novos picos", disse o filho do ex-presidente.

Publicidade
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por exames e cirurgia de correção de hérnia no Hospital DF Star
O ex-presidente Jair Bolsonaro passará por exames e cirurgia de correção de hérnia no Hospital DF Star
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

"Seus soluços, infelizmente, novamente voltaram nesta manhã após dois procedimentos para correção. Os níveis de ferro no sangue continuam sendo controlados devido à sua ineficiência", completou.

Jair Bolsonaro está internado no hospital DF Star, em Brasília. Ele passou por uma cirurgia no dia 25 de dezembro e por outros procedimentos para corrigir o quadro recorrente de soluços que tem. A intervenção de ontem foi no anestésico do nervo frênico, no lado esquerdo.

O ‌nervo frênico é uma estrutura que ‌vai da região cervical até o tórax controlando o diafragma, que é um músculo essencial para a respiração. Ao Terra, o gastroenterologista da Beneficência Portuguesa, Rogério Alves, explicou que realizar o procedimento de bloqueio nesse nervo é comum para tratamentos de dor, e reconhece ser incomum o viés voltado ao tratamento de crises de soluço.

“Não é comum a realização de bloqueio para soluço. Isso é uma medida um tanto quanto extrema. Acredito que o ex-presidente já tenha tentado os tratamentos de todas as formas, com remédio, e mesmo assim não resolveu”, disse o especialista.

Publicidade

Em conversa com a imprensa após o procedimento, o cirurgião Claudio Birolini explicou os próximos passos do acompanhamento médico do ex-presidente.

“A gente precisa de 48 horas para avaliação de resultados e complicações. Esse tempo será aguardado, independente de qualquer coisa. Ainda está prevista a realização de uma nova endoscopia digestiva, a gente não decidiu ainda se vai fazer amanhã ou na quarta-feira", disse.

A previsão, segundo os médicos informaram na tarde de segunda-feira, 29, é que o ex-presidente possa ter alta no dia 1º de janeiro. Assim que isso acontecer, ele retornará à superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena após ser condenado por tentar dar um golpe de Estado no País.

Bolsonaro termina procedimento cirúrgico para controlar crises de soluço
Video Player
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se