A Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados emitiu uma nota nesta quinta-feira, 18, defendendo a necessidade da instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre o Banco Master no Congresso Nacional.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A manifestação ocorre após o senador Jaques Wagner (PT-BA) se tornar alvo da Polícia Federal no âmbito da Operação Compliance Zero, que apura um esquema bilionário de fraudes e corrupção ligado ao Banco Master. Wagner teria recebido uma série de vantagens indevidas em troca de atuação política no Congresso, como um apartamento em Salvador e R$ 3,5 milhões.
“Comungamos da determinação do Presidente Lula de que a Polícia Federal (PF) tenha todas as condições técnicas e políticas para proceder investigações com total autonomia dentro de suas prerrogativas constitucionais”, diz a nota da bancada do PT.
“Queremos o aprofundamento das investigações da PF para esclarecer onde estão os R$ 61 milhões que o senador Flávio Bolsonaro exigiu do banqueiro preso, Daniel Vorcaro”, continua.
O partido ainda diz que o senador Jaques Wagner deve ter assegurada a presunção de inocência e que ele irá exercer seu amplo direito de defesa para oferecer as explicações necessárias, “com base em sua respeitada trajetória política na condição de deputado federal, governador de estado e senador da República”, diz.
O documento, que foi divulgado no site oficial do partido, é assinado pelo deputado Pedro Uczai, Líder do PT na Câmara.